Carreira TAE: nova rodada de negociação não apresenta avanços significativos

81

Passados 32 dias da última reunião negocial com o segmento, o governo realizou nesta terça (21/05) a 5ª Reunião da Mesa Específica e Temporária da Carreira de Técnico-Administrativos em Educação (TAEs). Ignorando as indicações do GT que contou com a participação dos sindicatos, do MEC e do MGI, a nova proposta apresentada segue desrespeitado as(os) trabalhadoras(es).

Esse espaço de negociação trata de uma das principais reivindicações da greve deflagrada pelo SINASEFE há 49 dias: a reestruturação da carreira TAE. A proposta do sindicato nacional para reestruturação do PCCTAE foi protocolada ainda em 2023, há 295 dias. A reunião relativa à carreira docente aconteceu em 15/05, também sem avanços significativos.

A greve continua e o teor das propostas (tanto de TAEs quanto de docentes) será debatido pelas assembleias das seções sindicais. A decisão do SINASEFE sobre aceite, ou não, acontecerá na 191ª PLENA, marcada para domingo (26/05).

Proposta aos TAEs

Na proposta apresentada hoje (21/05), o Governo Federal apresentou (em resumo):

  • Lateralização da malha salarial/tabela;
  • Proposta de reajuste de 9% para janeiro de 2025 e 5% em maio de 2026 – manutenção da ausência de reajuste para 2024;
  • Manutenção das 5 classes, com porcentagens de remuneração referenciadas no nível E1, da seguinte forma: nível A 35%; nível B 40%; nível C 50%, nível D 61%;
  • Discussão com MEC da concessão do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) aos TAEs.
  • Manutenção dos steps em 3,9%;

Confira a proposta na íntegra (o governo ainda não enviou o documento com a proposta ao SINASEFE):

Ato pela reestruturação do PCCTAE

Durante a realização da Mesa, milhares de trabalhadoras(es) vindos de todo país fizeram uma forte manifestação na frente do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em Brasília-DF. A atividade foi um dos eventos da Jornada de Lutas que reuniu participantes de mais de 40 seções sindicais de todo Brasil, que realizaram também um ato da Educação Federal em Greve no período matutino.

Live de balanço

Representação do sindicato na reunião

O SINASEFE foi representado na reunião da tarde de 21/05 por Lucrécia Iacovino (coordenadora de pessoal TAE e CNS), David Lobão (coordenador geral) e pelos membros da Comissão Nacional de Supervisão (CNS): Grazielle Felício, Leewertton Marreiro e Wiliiam Carvalho.

COM INFORMAÇÕES DA ASCOM SINASEFE.