Assembleia Geral debate Campanha Salarial e compõe Grupo de Trabalho Carreira dos Docentes e Técnico-Administrativos

Na tarde da última sexta-feira (24), os filiados ao SINDSIFCE se reuniram em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), em formato virtual, via Google Meet, para debater sobre a proposta apresentada pelo Governo para reajuste salarial das categorias e deliberar sobre a formação do Grupo de Trabalho Carreira dos Docentes e Técnico-Administrativos.

No início da Assembleia, a Diretora do SINDSIFCE, Raquel Nepomuceno, saudou a participação de mais de setenta filiados ao encontro e reforçou a importância destes momentos de discussão e diálogo.

Após os informes, a categoria iniciou o debate sobre o processo de negociação do reajuste salarial 2023 e 2024.

Contando com a presença dos Coordenadores Gerais do SINASEFE, Artemis Martins e David Lobão, os filiados puderam, durante o encontro, tirar dúvidas, discutir as possibilidades e conhecer, em detalhes, a proposta apresentada pelo Governo e as alternativas do Sindicato nacional, com apoio das suas bases, para realizar o melhor acordo para as categorias.

Em formato de contextualização, David Lobão, lembrou que o debate atual trata da campanha salarial emergencial (2023), que tiveram seus índices, propostos pelo governo, no seguinte escalonamento: 7,8% em março; 8,5% em abril e 9% em maio. “Vamos (FONASEFE) protocolar um ofício junto ao Ministério de Gestão e Inovação no Serviço Público pontuando itens da proposta que não foram considerados ou que foram insatisfatórios. Estamos debatendo!”

Durante sua fala, Lobão frisou que não “há nada fechado”. Para ele, é possível melhorar esse índice: “precisamos nos organizar e nos mobilizar. Vamos dialogar com as nossas seções.” O SINASEFE realizará Plenária, em formato virtual, na próxima sexta, dia 03/03, para acolher as discussões realizadas pela base, em todo país.

Artemis Martins, chamou a atenção para o valor do auxílio alimentação, que pretende “retirar” do mesmo orçamento do reajuste salarial, o valor para subsidiar, conforme proposta, o incremento de R$ 200,00, “sendo este valor considerado insuficiente, dada as perdas dos últimos anos” e reforçou que essa negociação em curso trata dos ganhos para o ano de 2023: “nós estamos negociando 2023; em maio, conforme proposição do governo, deve ter início a campanha salarial 2024, com melhores perspectivas de reajustes; inclusive queremos antecipar para abril o início deste debate”

Após ampla discussão, com falas de apoio, sugestões e encaminhamentos, este ponto da Assembleia foi encerrado.

Criação do GT de Carreira – ponto seguinte da pauta

Filiados presentes à Assembleia se voluntariam para o Grupo de Trabalho Carreira dos Docentes e Técnico-Administrativos do IFCE, que servirá como núcleo de assessoramento, com objetivo de promover estudos, proposições e atividades que propiciem encaminhamentos às instâncias deliberativas do SINASEFE local e Nacional.

O grupo de trabalho será constituído pelos seguintes representantes:

Técnico-Administrativos

• Barbara Diniz Lima Vieira Arruda
  • Francisco Jorge Costa Ribeiro
  • Gessyka de Sousa Silva
  • Rayça Aparecida Cavalcante Sampaio
  • Raquel Campos Nepomuceno de Oliveira
  • Lídia Farias Lima
  • Rebeca Cavalcante
  • Barbara Luana Sousa Marques
  • Thaise Nunes Vieira

Docentes

• Cezar Amario Honorato de Souza
  • Maria Cleide da Silva Barroso
  • Lissa Mara Saraiva Fontenele
  • Rafaella Florêncio
  • Eulálio
  • Antônia Karla Bezerra Gomes
  • Josicleia Vieira de Abreu do Vale

Deliberações

Ao final da Assembleia Geral, a Diretoria do SINDSIFCE informou que nova Assembleia será convocada para definição dos representantes na 179ª PLENA, que será realizada de modo híbrido, no dia 03/03.

Confira convocação para Assembleia.