Assembleia do SINDSIFCE define delegados para a 197ª Plena, representantes para o 16º ESCIME e discute pautas urgentes para categoria

Imagem: Reprodução GOOGLE MEET

Ontem, 09/10, às 17h30, em formato virtual pelo Google Meet, foi realizada mais uma Assembleia do Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE).

A reunião abordou pautas importantes, como informes sobre mudanças na equipe, escolha de delegados para a 197ª Plenária Nacional (PLENA), a nova minuta de carga horária docente, o 16º Encontro dos Servidores Civis das Instituições de Ensino Vinculadas ao Ministério da Defesa (ESCIME) e ato previsto para o dia 16 de outubro.

No primeiro informe, foi anunciado que a jornalista Julyta Albuquerque, da comunicação do Sindicato, aceitou uma nova proposta de trabalho e permanecerá no SINDSIFCE até o dia 24 de outubro. Lídia Farias agradeceu pelos serviços prestados e destacou o comprometimento e a qualidade do trabalho da profissional. Diante da saída iminente, Lídia informou que será necessária uma seleção de urgência para a contratação de novo jornalista.

Atualizações sobre os acordos de greve

O segundo informe tratou dos acordos de greve, com destaque para a criação de grupos de trabalho (GT) relacionados à Portaria 983 e RSC, no âmbito do SINASEFE. A Diretora do SINDSIFCE, Cleide Barroso, que compõe o GT Docente, informou que está prevista para o dia 15 de outubro a instalação do GT do Termo de Acordo nº 11/24, que trata do PCCTAE, e para o dia 23 de outubro, a reunião do GT dos Termos de Acordo nº 7 e nº 10/24, que envolvem o PCCMF/MS/EBTT.

Eleições do sindicato e participação em GTs do MEC

Cleide Barroso também informou sobre as eleições sindicais do SINDSIFCE, marcadas para o dia 21 de outubro, em formato online. Filiados poderão votar, e a Assembleia de posse será no dia 25 de outubro.

Definição dos representantes para a 197ª PLENA

A Assembleia também escolheu os representantes para a 197ª Plenária Nacional do SINASEFE, que ocorrerá no dia 13 de outubro, em formato virtual via ZOOM. Os delegados eleitos foram Cezar Amario e Bárbara Diniz Lima Vieira Arruda. Como observadores, foram escolhidos Lídia Farias, Raquel Nepomuceno, Cleide Barroso, David Ribeiro, Emanuele Barbosa, Hugo Álisson Alves da Costa, Cícero Lima de Almeida e Sarah Suellen Lima Oliveira.

Discussão sobre a carga horária docente

O SINDSIFCE abriu, ainda, durante a Assembleia, uma consulta aos filiados, até o dia 11 de outubro, sexta-feira, para acolher sugestões para proposta de alteração na Portaria nº 17/2016 (que trata da regulamentação da atividade docente), antes de ser levada à direção nacional na 197ª Plenária Nacional, próximo dia 13. Filiados podem participar, sugerindo mudanças, por meio do link: https://forms.gle/J1qv68XQQMVAZTe26

O encontro, que será realizado em Salvador-BA entre os dias 15 e 17 de novembro, também foi tema da Assembleia. Lissa Fontenele, filiada ao sindicato, ressaltou a importância do evento para o reconhecimento das lutas dos servidores civis vinculados ao Ministério da Defesa.

Foram escolhidos como representantes do SINDSIFCE no encontro, Francisco Edinaldo Diniz da Costa, Lissa Fontenele e Cleide Barroso.

Ato dia 16 de outubro

A assembleia foi encerrada com o chamado para ato público, no próximo dia 16 de outubro, às 15h30, no cruzamento da Avenida 13 de Maio com a Avenida da Universidade, em Fortaleza, como forma de pressionar o governo pelo cumprimento dos acordos de greve.

A manifestação, que promete mobilizar grande parte dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, é organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE), em parceria com o Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE) e o Fórum Cearense em Defesa da Educação Federal.