Assembleia define mobilização contra a Reforma Administrativa nos dias 28 e 29

7

Em assembleia realizada nesta terça-feira (14), foram definidas as mobilizações contra a Reforma Administrativa, incluindo articulações locais e a caravana para o ato em Brasília, nos dias 28 e 29 de outubro. Além disso, foram eleitos os delegados(as) e observadores(as) para a 206ª Plena do SINASEFE.

Dentre os informes apresentados no início da reunião, foram detalhados alguns eventos previstos e organizados pelo SINDSIFCE deste mês até o próximo ano. Dentre eles, o I Ciclo de Formação Política, com início neste sábado (18), o Encontro de Representantes de Campi no dia 25 e o Curso de Formação Sindical em 2026, com mais detalhes a serem divulgados em breve.

O último informe foi sobre a reunião da Comissão Nacional de Supervisão (CNSC), realizada na última quinta-feira (9). O MGI questionou o relatório da comissão, alegando que o número de especialidades criadas era excessivo. Das 97 propostas, o MGI pediu a redução para, no máximo, 20. Também rejeitou a caracterização das áreas dos cargos com base nas áreas do CNPq, desconhecendo completamente a lei do PCCTAE. O MGI ainda contestou a possibilidade de técnicos coordenarem projetos. Foram rejeitadas também as especialidades relacionadas a microcargos e cargos extintos ou vedados para provimento.

Mobilizações contra Reforma Administrativa, paralisação e Marcha Nacional

O principal ponto da reunião foram as mobilizações contra a Reforma Administrativa em âmbito local e nacional. Desde maio o SINDSIFCE tem se articulado, junto ao SINASEFE e outras entidades sindicais, no sentido de chamar atenção e mobilizar os servidores e o público em geral contra a proposta. Na última semana, o relatório da reforma foi divulgado, confirmando os temores das entidades.

A partir disso, na 205ª Plena do SINASEFE, foi aprovado um calendário de lutas que inclui uma paralisação nos dias 28 e 29 de outubro, com uma grande Marcha Nacional do Serviço Público no dia 29 em Brasília-DF.

No contexto local, entendendo o calendário de atividades do IFCE, que nestes dias estará concentrado nos Jogos dos Servidores, ficou definido durante a assembleia que serão realizadas mobilizações nestes dois dias, numa logística mais viável neste momento em comparação a uma paralisação. Parte dessa mobilização local se dará, inclusive, durante a abertura dos jogos, no dia 28 (terça-feira) no Campus Guaramiranga. No local, estarão disponíveis materiais para distribuição (adesivos, panfletos, faixas), e o sindicato terá um momento de fala durante o cerimonial.

Em relação à mobilização nacional, o SINDSIFCE, em conjunto com outras entidades locais, disponibilizará um ônibus para os servidores da base que possuem interesse em participar da marcha e estudantes do IFCE ligados ao movimento estudantil. A previsão de saída de Fortaleza é no dia 26 de outubro, com concentração na sede do SINTUFCE, no Benfica, com retorno previsto para o dia 2 de novembro. O formulário de intenção de participação está disponível para preenchimento até o dia 20 (segunda-feira).

Formulário de intenção de participação: https://forms.gle/D4smvG8UWqeZkYKC7

Também está prevista uma contribuição para outros movimentos organizados nos entornos de Brasília que participarão da marcha, conforme tem sido acordado entre outras seções do SINASEFE.

206ª Plena do SINASEFE

Conforme definição na reunião, a participação do SINDSIFCE na plenária se dará apenas no formato online, com o objetivo de reduzir custos para a participação na caravana em Brasília. A partir disso, foram eleitos como delegados Hugo Alisson (TAE) e Cleide Barroso (docente), e como observadores Raquel Nepomuceno, Cezar Amario, Nalbert Pietro e Aline Siebra.