Na última reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), realizada em 18 de dezembro, o Governo Federal (após seis meses de muita protelação) apresentou a sua resposta às demandas expostas no início do ano pelos servidores públicos.
A devolutiva do Governo Lula foi:
- reajuste 0% para 2024;
- 51% a 52% de aumento no auxílio-alimentação, no per capita da saúde suplementar e na assistência pré-escolar (aplicados a partir de maio de 2024) – índices muito aquém da isonomia reivindicada;
- apontamento de reajuste de 9%, dividido em duas vezes de 4,5%, para os anos de 2025 e 2026.
Vale ressaltar que essa “proposta” do Governo Federal é excludente e rifa os aposentados de ganhos em 2024, por apresentar aumento apenas nos benefícios para este ano.
Chegou a hora de ir às bases construir a nossa contraproposta!
As entidades do Fonasefe chegaram ao consenso de remeter às bases de todas as categorias o debate de uma contraproposta unitária dos servidores federais.
Essa contraproposta será construída com o auxílio de levantamentos e estudos do Dieese e terá como ponto central a busca por recomposição salarial para o funcionalismo ainda em 2024!
Por isso, as entidades nacionais representativas dos servidores públicos (dentre as quais, o SINASEFE) deverão debater com suas bases a contraproposta e, na próxima terça-feira (30/01), levar o acúmulo deste debate à Plenária Nacional Unificada do Fonasefe – onde serão aprovadas as próximas ações da Campanha Salarial 2024!
Agenda
24/01 – Dia Nacional de Luta em Defesa dos Aposentados
30/01 – 09:00 às 13:00 – Plenária Nacional Unificada do Fonasefe
30/01 – 20:00 – Live com apresentação da contraproposta do Fonasefe
Com informações da ASCOM do SINASEFE.
TRADUÇÃO EM LIBRAS: