Campanha contra o Assédio Moral – Sem meias palavras

Olá, servidora e servidor!
O  Sindicato dos Servidores do IFCE lançou no início deste mês a Campanha “Assédio Moral – Sem Meias Palavras”,  que busca promover entre os servidores do IFCE, particularmente os filiados ao nosso sindicato, ações de conscientização sobre o Assédio Moral, fortalecendo os laços de confiança para a denúncia e o eficiente encaminhamento de medidas administrativas e/ou jurídicas.

O que não configura assédio moral?

É importante entender que os conflitos fazem parte das relações humanas e de trabalho; por isso, nem toda situação de atrito ou discordância constitui assédio moral. Além disso, alguns atos são inerentes ao trabalho de gestão pública, e, quando são pontuais ou moderados, não configuram assédio moral:

Cobranças de trabalho, realizadas de maneira respeitosa;
Atribuição de tarefas aos subordinados, no interesse da Administração;
Conflitos esporádicos com colegas ou chefias – divergências sobre determinado tema
comunicadas de forma direta e respeitosa;
Críticas construtivas; e
Avaliações de desempenho realizadas por colegas ou superiores, desde que não seja
feita de forma a causar situação vexatória na pessoa avaliada.

Fonte: CGU – Guia Lilás: Orientações para prevenção e tratamento ao assédio moral e sexual e à discriminação no governo federal. 2023.