A abertura do II Curso de Formação Sindical do SINDSIFCE, realizada no último sábado (7), reuniu um grande público no debate sobre análise de conjuntura e crise do capital com o convidado Jones Manoel, historiador e militante pernambucano. O evento, realizado no auditório do SINTUFCE, também foi transmitido via Youtube para espectadores de todo o país.
Durante sua fala, Jones Manoel fez uma ampla análise que abordou, entre diversos temas, neoliberalismo, economia nacional e extrema direita. Sobre o tema, ele pontuou: “A gente só vai conseguir enfrentar a extrema direita e dar resposta aos nossos problemas civilizatórios quando colocarmos no centro do debate um programa econômico que mude de forma concreta as condições de vida da classe trabalhadora”.
Jones também parabenizou o SINDSIFCE pelo espaço do debate, destacando a importância da organização sindical na luta dos trabalhadores e da formação intelectual para qualificar os debates da esquerda frente aos atuais desafios políticos.
Emanuelle Barbosa, mediadora do encontro e membro da Diretoria Colegiada do SINDSIFCE, também reforçou a relevância de uma formação no contexto sindical: “Se a gente não se capacitar, se organizar, não estar por dentro do nosso contexto torna muito mais fácil uma paralisia enquanto movimento. Toda vez que nós conseguimos debater juntos, nós avançamos muito nesse entendimento coletivo entre as categorias, pensando além de questões imediatistas”, afirmou ela.
Assista o encontro completo:
II Curso de Formação Sindical
O próximo encontro do curso será realizado online no dia 7 de março (sábado), via Youtube, e debaterá sobre “austeridade fiscal e o financiamento da educação federal”, com a participação do professor Fábio Sobral e mediação de Jaiane Araújo. O debate terá início às 8h30 e será aberto ao público.
O conjunto dos seis encontros busca qualificar o debate sindical através de diálogos críticos e pertinentes, trazendo o trabalho e o serviço público como objetos centrais enquanto também discute pontos específicos que dizem respeito à carreira de técnicos e docentes dos institutos federais. O certificado de participação será fornecido aos que tiverem pelo menos 70% de participação nos encontros, ou seja, quatro das seis datas.
Confira aqui a programação completa
























