SINDSIFCE realiza II Curso de Formação Sindical sobre serviço público

155

O SINDSIFCE realiza, a partir do dia 7 de fevereiro, o seu II Curso de Formação Sindical, com o tema “A Crise no Mundo do Trabalho e a Repercussão no Serviço Público Brasileiro”. O primeiro encontro acontece presencialmente a partir das 14h no auditório do SINTUFCE (Rua Waldery Uchôa, 50 – Benfica) e contará com a participação de Jones Manoel, historiador e militante.

A formação busca qualificar o debate sindical através de diálogos críticos e pertinentes, trazendo o trabalho e o serviço público como objetos centrais enquanto também discute pontos específicos que dizem respeito à carreira de técnicos e docentes dos institutos federais.

O evento é aberto ao público mediante inscrição prévia via formulário online e terá, ao todo, seis encontros aos sábados, nos formatos híbrido e remoto, com encerramento em abril. O certificado de participação será fornecido aos que tiverem pelo menos 70% de participação nos encontros, ou seja, quatro das seis datas. Por se tratar de um evento híbrido, filiados(as) que tiverem interesse em participar presencialmente dos encontros não contarão com ajuda de custo.

O curso conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado do Ceará (SINTUFCE) e do Centro Frei Humberto.

Acesse aqui o formulário de inscrição

Confira a programação completa

Encontro 1: Análise de conjuntura e Crise do capital 
Data: 07 de fevereiro
Horário: 14h
Convidado: Jones Manoel
Formato: Híbrido
Local: Auditório do SINTUFCE (Rua Waldery Uchôa, 50 – Benfica) com transmissão via Youtube

Encontro 2: Austeridade fiscal e o financiamento da educação federal
Data: 7 de março
Horário: 8h30
Convidado: Fábio Sobral
Formato: Transmissão via Youtube

Encontro 3: As mudanças curriculares na educação federal a partir das contrarreformas empresariais e educação que queremos
Data: 14 de março
Horário: 8h30
Convidados: John Mateus e Vanessa Jakimiu
Formato: Transmissão via Youtube

Encontro 4: Carreiras TAEs e Docentes
Data: 28 de março
Horário: 8h30
Convidados: Cezar Amario e Lidia Farias
Formato: Transmissão via Youtube

Encontro 5: Sindicalismo na Educação Federal
Data: 11 de abril
Horário: 8h30
Convidada: Maria do Céu e Vânia Helena
Formato: Transmissão via Youtube

Encontro 6: A luta de classes e o papel do movimento sindical no Brasil e no mundo 
Data: 25 de abril
Horário: 8h30
Convidada: Adelaide Gonçalves
Formato: Híbrido (presencial com transmissão via Youtube)
Local: Centro Frei Humberto (R. Paulo Firmeza, 445 – São João do Tauape)

Conheça os(as) convidados(as)

Jones Manoel: historiador, professor, militante e político. Natual de Recife, é conhecido por sua atuação na internet, com mais de 600 mil inscritos em seu canal do Youtube, onde debate política nacional e internacional, cultura e história.

Fábio Sobral: professor de economia da Universidade Federal do Ceará (UFC), com pesquisa focada em Marx, alienação e filosofia. O docente compõe a base da ADUFC e é atuante politicamente em temas relacionados à economia ambiental e marxismo.

John Mateus: professor do IFCE Campus Campus Iguatu, atua nos cursos de graduação de licenciaturas em Química e Geografia. Também é coordenador de projeto de pesquisa que tematiza o Novo Ensino Médio com financiamento da FUNCAP-CE, CNPq e IFCE.

Vanessa Jakimiu: é professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Laranjeiras do Sul e vice-líder do grupo de pesquisa Observatório do Ensino Médio-CE. Compõe a base do SINDUFFS.

Cezar Amario: professor do IFCE Campus Umirim, atualmente é coordenador Geral de Formação Política e Relações Sindicais do SINDSIFCE. É membro da Comissão Nacional Docente do SINASEFE.

Lidia Farias: programadora visual e técnica do IFCE Campus Fortaleza, atualmente é coordenadora Geral de Administração, Finanças e Patrimônio do SINDSIFCE. Compôs, em 2024 e 2025, a Mesa Específica e Temporária, a CNSC/MEC o GT PCCTAE e a Mesa Setorial de Negociação Permanente do MEC. É membro da Comissão Nacional de Supervisão de Carreira do SINASEFE.

Maria do Céu: professora da Faculdade de Educação da UFC (Faced) e pesquisadora da área de Educação com foco nos estudos sócio-históricos e culturais da educação do campo e na pesquisa educacional. Com forte histórico de atuação sindical, compõe a diretoria atual do ANDES-SN como 3ª tesoureira e a base da ADUFC-Sindicato.

Vânia Helena: técnica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC) da FASUBRA e do Ministério da Educação. É Coordenadora Geral do SINTUFSCar.

Adelaide Gonçalves: professora de História da Universidade Federal do Ceará (UFC), é militante social e criadora do Plebeu Gabinete de Leitura, biblioteca social e editora independente.