O ano de 2025 foi muito importante para nós do SINDSIFCE e toda a nossa base, com muitas lutas e conquistas. Inauguramos nossa sede própria e conquistamos a recomposição salarial para TAEs e docentes, ao mesmo tempo em que lutamos pelo cumprimento de outros pontos do acordo de greve e contra a reforma administrativa, entre outras pautas.
Tudo o que vivemos neste ano não seria possível sem a participação da nossa base, que entende a importância da unidade na caminhada que fazemos diuturnamente por melhores condições de trabalho e de vida. Não há conquista sem luta, e não há luta sem coletividade.
Confira nossa retrospectiva completa de 2025:
Janeiro:
- GT Atividade Docente aprova carga horária mínima de 8 horas e aumento de atividades elencadas como atividades docentes (internacionalização, inovação e representação sindical).
- É suspensa a carência de novos filiados para atendimento jurídico.
Fevereiro:
- Representantes do SINDSIFCE e SINASEFE participaram de reunião com o Ministério da Defesa (MD) para tratar demandas das escolas vinculadas à pasta.
Março:
- Sindicato realiza mobilização pela aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), o que incluiu um ato nos jardins da reitoria da UFC, além da participação da diretoria e base na imprensa e ações internas nos campi do interior.
- O Ministro Camilo Santana recebeu uma carta do SINDSIFCE cobrando o cumprimento dos acordos de greve durante a cerimônia de posse do novo reitor do IFCE. O documento foi entregue pelo membro da diretoria, Cezar Amario, e pela representante da base, Patricia Holanda.
- Diante de pressão intensa de sindicatos, o Congresso Nacional aprovou a LOA 2025 após três meses de atraso.
Abril:
- Sindicato inicia rodada de assembleias de campi em Boa Viagem, debatendo pautas locais e nacionais e elegendo novos representantes do campus.
- A recomposição salarial de 9% para docentes e TAEs, conquistada com a greve de 2024, entrou no contracheque das categorias.
- Após garantir a readmissão da professora Êmy Virgínia no ano passado, a assessoria jurídica do SINDSIFCE obteve uma liminar determinando que o IFCE se abstenha de registrar as faltas e de efetuar qualquer desconto no salário da docente.
- Membros da diretoria colegiada e assessoria jurídica do SINDSIFCE se reuniram com o reitor Wally Menezes e pró-reitores e representantes da reitoria do IFCE com diversas reivindicações da base em relação a processos administrativos, progressões e capacitações, com encaminhamentos sobre os temas.
Maio:
- Representantes do SINDSIFCE participaram do Encontro Regional Nordeste do SINASEFE, realizado em Juazeiro do Norte.
- Seguindo o entendimento de norma técnica do Ministério da Educação a partir da Medida Provisória 1286/2024, que diz respeito aos acordos de greve, o IFCE definiu a implementação da aceleração da progressão por capacitação para servidoras e servidores técnico-administrativas/os em educação (TAEs).
- O SINDSIFCE realizou uma palestra em Sobral com o tema “Conheça os Regimes e as Regras Previdenciárias dos Servidores do IFCE”. O encontro, realizado por reivindicação dos(as) filiados(as) do campus, teve por objetivo sanar dúvidas dos servidores sobre o seu atual enquadramento nos regimes previdenciários aplicáveis aos servidores públicos da educação federal.
- Representantes do SINDSIFCE participaram de encontro com o Dep. André Figueiredo (PDT), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público. Durante a reunião, foram apresentadas diversas pautas relativas aos servidores da educação.
- O Sindicato garantiu dois novos convênios para os filiados: o Serviço Social do Comércio (SESC), com benefícios de educação, saúde e lazer, e a Faculdade Unyleya, com descontos de até 65% nos cursos de graduação e pós-graduação.
Junho:

- O SINDSIFCE participou de atos em apoio ao Deputado Glauber Braga, aliado importante nas lutas da classe trabalhadora e que passou por um processo de tentativa de cassação de seu mandato.
- Novas assembleias de campi foram realizadas em Tauá, Crateús, Fortaleza, Maracanaú, Maranguape, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte e Morada Nova.
- Sindicato realizou uma live sobre carreira docente e acordos de greve com a participação de representantes locais e nacionais.
- A Assessoria Jurídica do SINDSIFCE garantiu que a aceleração da promoção não zere o tempo para progressão por mérito.
- Representantes do SINDSIFCE participaram do 1º Encontro da Diversidade Sexual e de Gênero, realizado em São Paulo.
- Sindicato se mobilizou contra o golpe do Proifes em Limoeiro do Norte. Após a federação convocar uma assembleia para a criação de um associação sindical, o SINDSIFCE esteve presente alertando a base, mesmo com a presença de forte aparato policial convocado para intimidar os manifestantes, além de seguranças particulares que impediram a entrada de técnicos e docentes na suposta assembleia.
Julho
- Representantes do SINDSIFCE participaram de ato em Brasília contra a Reforma Administrativa organizado pelo Fonasefe. A mobilização ocorreu em frente ao anexo II da Câmara dos Deputados e contou com a participação de diversas entidades sindicais.
- A articulação contra a reforma administrativa também foi feita em âmbito local, com a participação em reuniões do Fórum Cearense em Defesa da Educação Federal e do Fórum em Defesa do Serviço Público do Ceará.
- O Sindicato também participou de debate nos jardins da reitoria da UFC organizado pelo SINTUFCE com o tema “Sem servidor, a boiada passa”.
- A assessoria jurídica do sindicato obteve decisão favorável na Justiça Federal contra a aplicação da Nota Técnica SEI nº 15187/2019/ME, que excluía da contagem do estágio probatório o período de licença médica do servidor público. Foi entendido que o tempo de licença médica durante o estágio probatório deve ser integralmente considerado como de efetivo exercício.
Agosto - O SINDSIFCE entrou com uma ação coletiva para garantir o piso docente, uma luta histórica da categoria defendida há anos pelo sindicato nos âmbitos local e nacional. A partir da ação, os docentes não precisam realizar nenhum procedimento individual e, caso o resultado seja favorável, todos os professores EBTT do IFCE serão beneficiados, filiados ou não.
- Após compra e reforma, a sede própria do SINDSIFCE se tornou realidade com a entrega do novo espaço de 200m².
- Representantes do SINDSIFCE participaram do 17º Encontro dos Servidores Civis das Instituições de Ensino Vinculadas ao Ministério da Defesa (ESCIME), em Porto Alegre-RS, que debateu a conjuntura política atual na atuação dos servidores.
Setembro
- Mobilização contra a Reforma Administrativa feita pelo SINDSIFCE abrange diversas cidades do estado com panfletagem, entrega de materiais informativos sobre o tema, aplicação de faixas e articulações nos campi.
- Uma servidora docente do IFCE, assistida pela assessoria jurídica do sindicato, obteve decisão favorável na Justiça Federal da 5ª Região – TRF5 para uma concessão de licença para pós-graduação após negativa do instituto. Com a decisão favorável, a orientação é que servidores que tenham enfrentado restrições semelhantes possam ter direito ao reconhecimento judicial de sua participação através da assessoria jurídica.
- Sindicato realiza novas assembleias de campi em Cedro, Acopiara, Quixadá e Baturité, debatendo carreiras, acordos de greve e Reforma Administrativa.
- Representantes do SINDSIFCE se fizeram presentes nos atos contra a PEC da Blindagem e anistia que pararam o país. Em Fortaleza, a caminhada aconteceu ao longo da Av. Beira Mar.
Outubro - O SINDSIFCE esteve presente na Marcha Estadual contra a Reforma Administrativa. O ato reuniu entidades de diversos sindicatos e fóruns representativos dos servidores públicos, trazendo milhares de servidores às ruas de Fortaleza para dizer não à proposta.
- Representantes do SINDSIFCE participaram do Encontro Regional de Mulheres do Nordeste do SINASEFE 2025 que aconteceu em Salvador-BA. O evento teve como tema “Mulheridades: múltiplas formas de existir e resistir”.
- O sindicato realizou o seu I Ciclo de Formação Política com o tema “Introdução ao Capital de Marx”, ministrado pelo professor Dr. Rodrigo Cavalcante, docente do IFCE Campus Umirim. Foram realizados três encontros entre outubro e novembro para o público inscrito, no formato híbrido.
- Sindicato iniciou convênio com a Economy Energy, garantindo desconto de 12% a 14% na conta de energia através de assinatura de energia solar para usuários da Unimed.
- SINDSIFCE participou de reunião com a Reitoria do IFCE para auxiliar e dar continuidade às demandas dos docentes de filosofia e sociologia, incluindo carga horária mínima.
- Foi realizado um encontro com os representantes de campi, incluindo filiados de dezenas de cidades, com o objetivo de promover uma maior integração entre os campi.
- A nova sede do SINDSIFCE foi oficialmente inaugurada em uma solenidade que reuniu diretoria, trabalhadores, filiados e entidades parceiras.
- Durante a abertura dos Jogos dos Servidores do IFCE, em Guaramiranga, representantes do sindicato subiram ao palco para alertar e se manifestar contra a Reforma Administrativa. Também foi feita a entrega de materiais informativos sobre o tema.
Novembro
- No campus Limoeiro do Norte, o sindicato realizou um encontro sobre Reforma Administrativa. O espaço trouxe importantes debates sobre acordos de greve, reestruturação de carreiras e análise da conjuntura política, com participação dos professores Maria do Céu e Eudes Baima, do ANDES-SN.
Dezembro
- O SINDSIFCE realizou uma reunião com a assessoria jurídica e os(as) servidores(as) da base sobre os descontos do auxílio-transporte. O setor jurídico recomenda o ingresso de uma Ação Civil Pública para questionar a forma como foi realizado o desconto.
- Representantes do SINDSIFCE participaram do 15º Encontro Nacional de Assuntos de Aposentadoria e Seguridade Social (ENAASS) do SINASEFE, no Rio de Janeiro. O tema do encontro foi “Quem nos representa somos nós!”
- A Festa do Natal do SINDSIFCE foi realizada no BNB Clube e reuniu centenas de filiados com a participação do DJ Lampião e Banda Brasilis, com feijoada, sorteio de prêmios e distribuição de kits com agenda 2026 e bolsa térmica.
- Representantes do SINDSIFCE participaram do 37º CONSINASEFE, que foi realizado no Rio de Janeiro-RJ e debateu carreiras e acordos de greve.
- O Sindicato realizou duas reuniões ampliadas com TAEs, sobre o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), e com os docentes, sobre sobre atestado médico e Retribuição por Titulação (RT).













