O 37º Congresso do SINASEFE foi realizado nos dias 11 a 14 de dezembro no Rio de Janeiro-RJ. Representando o SINDSIFCE, estiveram presentes como delegadas(os) e observadoras(es) as(os) filiadas(os): Jaiane Araújo, Raquel Nepomuceno, Artemis Ribeiro, Rafaella Florêncio, Maria da Conceição da Silva, Jennifer Dantas e Carlos Furtado. Dentre os principais encaminhamentos do encontro, foi aprovado indicativo de greve nacional em 2026.
Com o tema “Educação pública para um Brasil soberano! Derrotar nas ruas a extrema direita e a agenda neoliberal”, o primeiro dia de evento foi dedicado às temáticas de conjuntura e organização sindical, com mesa e apresentação/votação de teses.
As atividades da sexta-feira (12/12) trataram sobre as temáticas de educação, condições de trabalho e saúde laboral. Os participantes se envolveram em palestras, nas apresentações e nas votações de teses sobre as temáticas.
No sábado (13), a programação teve início com o 1º Corrasefe, uma corrida de rua com os participantes do congresso. O período da tarde foi dedicado ao debate de carreira e de combate às opressões.
Indicativo de greve
No último dia de evento, os congressistas aprovaram indicativo de greve nacional da categoria, diante do descumprimento dos acordos da greve. A partir disso, será realizada uma Plenária Nacional para decidir sobre a deflagração no dia 28 de fevereiro de 2026, caso o Governo Lula não atenda integralmente os acordos de 2024.
O indicativo foi aprovado por unanimidade entre as(os) delegadas(os). Agora, a indicação do SINASEFE é a construção da greve nas bases, com rodadas de assembleias das seções sindicais.
Informações via SINASEFE














