O Sindicato dos Servidores do IFCE, CMF e EAMCE (SINDSIFCE) vem, por meio de nota, prestar apoio à Ana Cristina Guilherme, presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute), vítima de ofensas proferidas pelo vereador Adail Júnior (PDT).
Durante sessão da Câmara Municipal de Fortaleza realizada na última quarta-feira (8), o parlamentar se posicionou contra a paralisação dos professores da rede municipal iniciada nesta semana contra o ajuste fiscal do município e contra a Reforma Administrativa, afirmando que a mobilização foi realizada para atender os interesses pessoais de Ana Cristina, criticando também o Sindiute.
Além de ofender a atuação aguerrida e legítima da presidente sindical, o vereador também ofende toda a luta dos servidores públicos e se mostra, no mínimo, desinformado quanto às pautas da população.
Lutar pelo serviço público é dever de todos, inclusive dos parlamentares que foram eleitos por quem depende destes serviços. Incitar contra a atuação de um sindicato e de seus representantes é agir de maneira antidemocrática e autoritária, especialmente tratando-se de um parlamentar que já fez outras falas machistas no plenário e que pouco acrescentou à luta dos trabalhadores em sua carreira política.
A luta de Ana Cristina e do Sindiute é mais do que necessária em um momento de ameaça de direitos fundamentais e de sucateamento da máquina pública. É inaceitável que ela seja diminuída e invisibilizada por quem atua contra a população fortalezense.