SINDSIFCE se reúne com Progep e docentes de filosofia do IFCE

21

O SINDSIFCE se reuniu, na manhã desta sexta-feira (3), com a Pró-reitoria de Gestão do IFCE e docentes de filosofia para tratar sobre algumas reivindicações dos professores da área. Entre os temas, foi abordado o perfil docente, aumento da carga horária dos currículos e códigos de vaga para filosofia.

Representando o SINDSIFCE, participaram da reunião os coordenadores Cezar Amario e Lidia Farias. Além dele, estiveram presentes o Pró-reitor Marcel Holanda e docentes de filosofia.

A principal demanda dos professores foi a de que todos os campi que possuem cursos de Ensino Médio Integrado (EMT) devem contar com docentes das áreas propedêuticas, entendendo a importância destas disciplinas no currículo discente.

O SINDSIFCE apoia a reivindicação e entende que a presença da filosofia no plano de ensino é fundamental para a argumentação lógica, capacidade crítica e compreensão da sociedade dos estudantes, e para que os professores concursados não desviem de sua função ao ministrar disciplinas de outras áreas. Acreditamos que isso também deve ser aplicado aos profissionais de outras disciplinas básicas do Ensino Médio.

No sentido do cumprimento desta demanda, também foi solicitado o aumento da carga horária curricular dos docentes de filosofia para 120 horas nos cursos de EMT, bem como outras disciplinas básicas do Ensino Médio, a exemplo da sociologia. A partir disso, como encaminhamento, será marcada uma reunião com a Pró-reitoria de Ensino no IFCE para que os pedidos sejam analisados.