Seminário Nacional sobre a Reforma Administrativa reúne entidades sindicais

16

O Seminário sobre a Reforma Administrativa, organizado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE), foi realizado nos dias 15 e 16 de agosto e contou com a presença de representantes de diferentes entidades sindicais, incluindo o SINDSIFCE.

O evento aconteceu no formato híbrido, em Brasília e via Zoom, além da transmissão ao vivo via Youtube. Servidores federais, estaduais e municipais discutiram o projeto de demolição dos serviços públicos, anunciado pelo Congresso Nacional sob o nome de Reforma Administrativa. Representando o SINDSIFCE, participaram via online os membros da Diretoria Colegiada Cezar Amario e Roberto Araújo.

No primeiro dia, os trabalhos foram direcionados aos debates de conjuntura (nacional e internacional), arcabouço fiscal e contrarreformas da previdência, além de intervenções sobre a conjuntura das centrais sindicais. Francisco Freitas (coordenador geral do SINASEFE) destacou que a Reforma Administrativa acaba com os concursos públicos, em especial no âmbito dos municípios, mas que já aponta cenários destrutivos de precarização em todas esferas.

Durante o segundo dia, as mesas trouxeram reflexões sobre os ataques aos serviços públicos e às servidoras e servidores, a partir das propostas apresentadas pelo Grupo de Trabalho (GT) da reforma administrativa. O debate evidenciou as consequências diretas da medida para a sociedade, especialmente no acesso a políticas públicas de qualidade. No período da tarde, as discussões foram voltadas à construção de orientações diretivas, bem como a definição de um calendário de lutas e mobilizações.

Entre os encaminhamentos, ficou definida a inclusão da pauta durante o Grito dos Excluídos, manifestação realizada nacionalmente no dia 7 de setembro, e também nas mobilizações dos dias 10 e 11 do próximo mês. Além disso, foi reforçada a importância da construção de fóruns locais para discutir o tema e debater uma greve geral do serviço público em outubro.

Informações via SINASEFE e Fasubra

Assista o evento completo: