Como parte das atividades de mobilização contra a Reforma Administrativa e pelo cumprimento dos Acordos de Greve realizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE), foi realizado, nesta quarta (30), debate com o tema “Sem servidor, a boiada passa”. O evento aconteceu nos jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) e contou com a participação de Roberto Araújo, membro da diretoria colegiada do SINDSIFCE.
O principal objetivo do debate foi trazer o contexto político da Reforma Administrativa, projeto que tem sido construído de maneira acelerada e sem a devida participação das entidades representativas de servidoras e servidores. A partir deste entendimento, é difícil confiar na ideia vendida pelos parlamentares de que a reforma trará uma modernização da máquina administrativa sem perda de direitos, e que não será uma PEC 32 com nova roupagem.
A previsão é de que a proposta seja encaminhada no retorno do legislativo, ainda no mês de agosto. A partir da apresentação oficial do projeto será possível ter uma dimensão real dos seus impactos.
A discussão trouxe também a necessidade da mobilização de servidoras e servidores em todos os níveis (Federal, Estadual e Municipal), e da sociedade civil, que também será impactada com a consequente precarização dos serviços públicos. Também foi destacada a importância de pressionar os parlamentares a votarem contra a proposta, mesmo ela possuindo uma relação direta com outros temas controversos que envolvem o legislativo e o executivo, como o arcabouço fiscal, a dívida pública e o teto de gastos.
“Atividades como essa são muito importantes para que possamos construir uma consciência maior em nossas categorias da necessidade de nos mantermos mobilizados(as) para o necessário enfrentamento a tudo de nocivo que esse projeto possa trazer aos serviços públicos”, afirmou Roberto Araújo, que compôs a mesa de debate e é coordenador Geral de Comunicação do SINDSIFCE.
Durante a Assembleia Geral do sindicato realizada nesta terça-feira (29), o tema da Reforma Administrativa foi abordado, com o encaminhamento de organização de uma mobilização após a 204ª Plena do SINASEFE, que também tratará sobre o tema.
Paralisação Nacional da FASUBRA
O debate aconteceu durante a paralisação dos servidores técnicos-administrativos da UFC, realizada nos dias 29 e 30 de julho, integrando-se a uma agenda nacional de lutas convocada pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA).