O SINDSIFCE, entre outras entidades ligadas ao serviço público, se reuniu, na manhã desta segunda-feira (28), com o Deputado André Figueiredo, atual presidente da Frente Parlamentar Nacional em Defesa do Serviço Público. O tema da conversa foi a Reforma Administrativa e seus efeitos na carreira dos servidores públicos.
Durante a reunião, foram feitas falas e questionamentos sobre os termos da reforma. De acordo com o parlamentar, o atual Grupo de Trabalho foi criado como ponto de partida da discussão, e a perspectiva de votação da proposta é de dois a quatro meses, período em que ainda haverão mudanças na proposta da reforma.
André Figueiredo afirmou que a proposta não será uma reedição da PEC 32 em seu teor ou perspectiva, e que a ideia é de uma modernização do serviço público sem perda de direitos. Ainda sobre o GT, foi acordado que a questão da estabilidade por tempo determinado não fará parte da proposta a ser apresentada. Além disso, a questão do teletrabalho foi objeto de discussão, mas não houve consenso sobre o modelo.
Um ponto importante debatido durante o encontro foi a mobilização de servidores e servidoras, no sentido de garantir que a proposta não retire direitos fundamentais da categoria e nem destrua o serviço público como um todo. Foi o que ressaltou Roberto Araújo, membro da Diretoria Colegiada do SINDSIFCE e representante do sindicato na reunião.
“A mobilização neste momento é fundamental. Somente desta forma, com essa mobilização, é que vamos conseguir ter força para barrar qualquer perspectiva que seja contrária aos interesses dos servidores e servidoras.O SINDSIFCE está se somando aos fóruns de defesa da categoria, às mobilizações em âmbito local e nacional, justamente no sentido de fortalecer a luta”, explicou.
Além de reforçar a unidade nas mobilizações, foram feitos outros encaminhamentos a partir da reunião. A ideia é que encontros como o desta segunda-feira sejam feitos com maior frequência, com o objetivo de aproximar as entidades das decisões parlamentares. O deputado também se dispôs a prestar apoio, através de campanhas nas redes, às entidades representativas e ao Fórum em Defesa do Serviço Público do Ceará, que articulou o encontro.
Mobilização contra a Reforma Administrativa
O SINDSIFCE tem se mobilizado ao longo deste mês em ações virtuais e presenciais contra a Reforma Administrativa. Além do material veiculado nas redes do sindicato, membros da diretoria têm se reunido com outras entidades para fortalecer a mobilização.
No dia 14 de julho, o sindicato esteve presente em um ato realizado em Brasília,que fez parte da Jornada de Lutas contra a Reforma Administrativa, organizado pelo FONASEFE. Além disso, na última semana, a diretoria se fez presente nas reuniões do Fórum Cearense em Defesa da Educação Federal e do Fórum em Defesa do Serviço Público do Ceará, que debateram o tema e encaminharam ações.
Nos dias 29 e 30 de julho, a Fasubra convocou uma paralisação de sua base, com instalação de tenda no bosque da Reitoria da UFC contra a Reforma Administrativa. Além disso, o SINASEFE também se fará presente em ato nesta terça-feira (29) em Brasília. As mobilizações também seguem acontecendo virtualmente nas redes sociais, com o objetivo de pressionar deputados e alertar a população.