Fórum em Defesa do Serviço Público do Ceará se reúne com participação do SINDSIFCE

71

Na tarde desta terça-feira (22), o Fórum Permanente em Defesa do Serviço Público do Ceará realizou uma plenária com diversas entidades que compõem o grupo, incluindo o SINDSIFCE, representado pelo coordenador geral de Comunicação, Roberto Araújo. Durante a reunião, foi abordado, entre outros temas, a reforma administrativa e as eleições de 2026.

Sobre a reforma administrativa, além de apresentar o atual contexto político nacional, foi apresentada uma agenda de atividades de mobilização para a próxima semana, com o objetivo de pressionar parlamentares e impedir a aprovação deste projeto que só prejudica os servidores.

É o que explica Roberto Araújo: “Enquanto movimento sindical, nós avaliamos que a aprovação da Reforma Administrativa significaria um ataque mortal ao serviço público, prejudicando servidores e todos aqueles que dependem do serviço público. Nesse sentido, a articulação do Fórum é fundamental para que nós possamos dialogar com a sociedade e possamos ter condições de um enfrentamento mais direto no sentido de barrar essa tentativa de destruir o serviço público”, afirma.

No dia 28 (segunda-feira), será realizada uma reunião com o Deputado André Figueiredo, atual presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público. Nos dias 29 e 30 de julho, a Fasubra convocou uma paralisação de sua base, com instalação de tenda no bosque da Reitoria da UFC. Também foi apontada a necessidade de elaborar e impulsionar campanhas nas redes sociais, além da realização de atividades formativas e de mobilização com as bases e outros setores afetados com a reforma.

Em relação à pauta das eleições, foi encaminhada a criação de um Grupo de Trabalho, que buscará dialogar com futuros candidatos que tenham um compromisso direto em defesa do serviço público, com o objetivo de fortalecer uma bancada com um perfil crítico e que defenda a classe trabalhadora. Todas as entidades presentes na reunião foram convidadas a indicar um nome representativo para compor o GT.

Além disso, os presentes foram convidados a participar da Conferência Nacional sobre IA, que será realizada no dia 3 de outubro em São Bernardo dos Campos, em São Paulo. O principal objetivo do encontro é a criação de uma frente nacional de IA com direitos sociais.

Assim como o SINDSIFCE, também participaram da plenária representantes do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC), Sindicato de docentes da Universidade Estadual do Ceará (SINDUECE), Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado do Ceará (SINTUFCE), Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal no Ceará (SINTRAJUFE), Sindicato dos Servidores da Sétima Região da Justiça do Trabalho (SINDISSÉTIMA), Sindicato Estadual dos Trabalhadores do IBGE (SETIBGE) e Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (SINAL).