Fórum Cearense em Defesa da Educação Federal realiza primeira reunião de trabalho; SINDSIFCE participou do encontro

17
Foto: Nah Jereissati/ADUFC

O Fórum Cearense em Defesa da Educação Federal realizou ontem, 13 de agosto, na sede da ADUFC, a primeira reunião de trabalho do grupo.

Durante a reunião, os participantes revisitaram o estatuto do Fórum e incluíram entidades que demonstraram interesse em participar, mas ainda não haviam confirmado presença, como o DCE do IFCE e a União Estadual dos Estudantes (UEE).

As discussões também focaram na organização do ato nacional dos estudantes, convocado pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e por movimentos estudantis, que ocorrerá hoje. O protesto, marcado para coincidir com o Dia do Estudante, visa reivindicar “menos juros, mais educação”.

Entre as atividades propostas, estão a realização de aula pública trazendo a temática sobre Orçamento federal, com Maria Lúcia Fattorelli (Auditoria Cidadã da Dívida) e Marcelo Lettieri (SINDIFISCO), além de campanhas contra fake news e realização de uma bicicletada.

Para Valmir Arruda, Coordenador Geral do SINDSIFCE, “o Fórum traz uma perspectiva muito positiva para nossa luta, reforçando nossos compromissos e empenhando esforços em um formato coletivo e unificado. Foi uma reunião muita produtiva.”

Além disso, foi definida a agenda de setembro, que incluirá um encontro formativo para discutir o fundo e o orçamento público. A primeira quinzena de setembro será dedicada a essa atividade, com convidados já sendo contatados para debater a temática do orçamento público.

Sobre o Fórum

O Fórum foi lançado em plenária realizada na reitoria da UFC, no início de julho, com objetivo de consolidar a unidade na luta construída e fortalecida durante a Greve da Educação 2024. Na ocasião, foi aprovado o regimento do coletivo, que contará com representação dos três setores. As atividades serão realizadas a partir de decisões consensuais do grupo.

A coordenação do Fórum tem representações de entidades ligadas à educação federal, como ADUFC, SINTUFCE, SINDSIFCE e suas entidades representativas nacionais (ANDES-SN, FASUBRA e SINASEFE). As reuniões serão mensais e as deliberações se darão por consenso, estando prevista votação apenas para mudança do regimento, com exigência de pelo menos 2/3 dos votos favoráveis das entidades presentes para aprovação.

TRADUÇÃO EM LIBRAS: