O 17º Encontro dos Servidores Civis das Instituições de Ensino Vinculadas ao Ministério da Defesa (ESCIME), realizado no último final de semana em Porto Alegre-RS, trouxe debates importantes envolvendo a conjuntura política atual na atuação dos servidores. Representando o SINDSIFCE, conforme definido em Assembleia Geral, participou a docente Lissa Mara, do Colégio Militar de Fortaleza (CMF), compôs a mesa nos dois dias de debate.
Lissa Fontenele e Amaury Garcia (SINASEFE), apresentaram um informe detalhado das reuniões e atividades realizadas desde o último encontro. Ela listou pontos priorizados nas reuniões realizadas com o Ministério da Defesa, destacando a defesa da reabertura da transposição do PGPE para o PCCTAE, a batalha pela realização de concursos públicos e as denúncias de casos de assédio (em especial o caso do professor Gustavo Cornélio). Ele destacou ainda informes como da reunião mais recente realizada com o MD, quando a coordenação ressaltou, por exemplo, a denúncia da tripartição compulsória e ilegal das férias em diversos locais de trabalho.
Os participantes também refletiram sobre a urgência da defesa da democracia e o avanço da extrema-direita, com a participação de Aline Kerber (integrante da Associação Mães e Pais pela Democracia). Abordando a luta contra a militarização das escolas e contra o chamado “Escola sem Partido”, Aline comentou a importância da organização coletiva, citando Paulo Freire e apresentando o livro coletivo “Educar com Amor e Liberdade: Ensaios Sobre Maternidade, Paternidade e Política”.
Também foram pautados os impactos do tarifaço de Donald Trump e a concentração de riquezas nas empresas “big techs”, a luta contra a escala 6×1, a política Educacional do MEC e do MD para Educação Básica, gestão de pessoas e combate às opressões ((mulheres, questões étnico-raciais, diversidade sexual e de gênero, inclusão e acessibilidade).
As(os) participantes do 17º ESCIME definiram as seções sindicais que serão anfitriãs dos próximos encontros do segmento. Em 2026 a seção sindical Sinasefe IFMG foi votada como anfitriã, em seguida, em 2027, a seção sindical CMRJ receberá o evento.
Informações via SINASEFE