O SINDSIFCE deu início ao seu Serviço de Atenção Psicológica. A demanda dos servidores por esse serviço era urgente, diante das graves denúncias de assédio moral e aumento do adoecimento psíquico.
Diante disso, o Sindicato, cumprindo sua missão institucional, decidiu implementar ação de acolhimento para filiados que buscam fortalecer sua saúde mental.
O filiado pode optar por participar das Salas de Afetos, que tem como objetivo valorizar e fortalecer a saúde mental de professores e técnicos-administrativos, por meio de encontros coletivos, em que, “guiados” pelos psicólogos, os participantes são incentivados a ter uma escuta empática, com a troca entre pares, por meio de metodologias afetivas.
A Sala de Afetos é espaço criado para os profissionais compartilharem sentimentos e realizar a autoempatia.
A oportunidade de ter trocas com outros servidores, pode ajudar a perceber as dificuldades vivenciadas a vislumbrar novos caminhos a serem tomados como alternativas.
Renê Dinelli, psicólogo e idealizador do Projeto, explica: “Trata-se de um acolhimento a um grupo, ocasião em que as pessoas passam a construir uma rede de cuidado entre elas. Para além disso, que possam construir, dentro dos espaço acadêmicos, redes de apoio; espaços onde falem das emoções e sentimentos, para de alguma forma se sentirem preparados”.
Como participar?
Já está disponível o Formulário para Adesão ao Serviço de Atenção Psicológica, no link: https://forms.gle/s9BRUwfqdysJBWjM6
Para saber como funcionará o serviço, clique aqui.