Reitoria, apoio à Greve é antes, durante e depois! Queremos dialogar!

O Sindicato dos Servidores do IFCE tem buscado, nas últimas semanas, retomar diálogo com a Reitoria para tratar de questões específicas após a retomada das aulas pós-greve, em especial para buscar solucionar o caso dos professores substitutos e dos sábados letivos.

Ainda antes do início da greve, em 2 de abril, a Diretoria Colegiada do SINDSIFCE esteve reunida com a Reitoria para alinhar as principais questões na iminência da greve. Na ocasião, o Reitor do IFCE, Wally Menezes, demonstrou apoio ao movimento paredista, até vídeo gravou.

Nas reuniões que se seguiram, sejam intermediadas pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas do IFCE ou pelo próprio Reitor da entidade, em todas as ocasiões, foi reafirmado que a greve era instrumento legítimo e que não haveria, por parte da gestão, qualquer tipo de perseguição ou assédio, aos que aderiram ao justo último recurso de luta.

Apenas para consolidação do formato de retorno, foram quatro reuniões, duas na Pró-reitoria de Ensino e duas na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, sempre centrando o acordo no cumprimento de atividades represadas e não em quantitativo de horas, o que foi definitivo, inclusive, para a tomada de decisão, por parte dos servidores grevistas, pelo encerramento da greve.

Nova reunião

No entanto, o SINDSIFCE aguarda nova reunião, após ofício enviado dia 5 último, em caráter de urgência, dada a gravidade de alguns casos, como, por exemplo, de uma docente que está sendo impedida de assumir concurso público efetivo por estar sendo cobrada de devolver valores ao erário, referente aos dias de greve.

Mais recentemente, em parecer sobre compensação de atividades aos sábados, Assessoria Jurídica do SINDSIFCE alertou para descumprimento do Termo de Acordo de greve.

Se há descumprimento do que foi acordado, é preciso dialogar. Se há professores que estão sendo cobrados a devolverem aos cofres da União os valores financeiros referentes aos dias em que participaram da greve, é preciso dialogar!

Reitoria, apoio à Greve é antes, durante e depois! Dialoga, Reitoria!