GREVE 2024] Debate sobre Regimes Previdenciários no Serviço Público Federal é realizado no Campus Maracanaú

Ontem, 06 de junho, no auditório do Campus Maracanaú, o SINDSIFCE realizou palestra com o tema “Regimes Previdenciários no Serviço Público Federal“, ministrada por Priscilla Uchoa, Diretora do Sindicato dos Servidores do IFCE.

Durante a palestra, Priscilla Uchoa abordou a evolução dos regimes de previdência no Serviço Público Federal brasileiro, enfatizando a alta proporção de aposentados em relação aos trabalhadores ativos no sistema federal, além do impacto da introdução de um teto de aposentadoria. Uchoa explicou que é urgente a necessidade de encontrar soluções de financiamento sustentável para o sistema previdenciário federal. “Precisamos de um debate amplo e de políticas eficazes para garantir que o RPPS continue a cumprir seu papel de forma justa e sustentável”.

Além disso, foram apontados problemas como a concentração da concessão e manutenção no INSS (suspensa temporariamente), as exigências das Emendas Constitucionais 20/1998 e 103/2019, e a possível extinção do RPPS com sua aglutinação ao RGPS/INSS. Uchoa enfatizou a importância do RPPS como mecanismo de proteção social e redistribuição de renda.

O evento foi bem recebido pelos participantes, que saíram do auditório com uma compreensão mais clara dos desafios e das mudanças no regime previdenciário dos servidores públicos.