No início do mês, após pressão de movimentos estudantis e especialistas da área, o Governo Federal decidiu suspender a aplicação do Novo Ensino Médio, modelo escolar criado pela Lei 13.415 de 2017, no governo de Michel Temer.
O Novo Ensino Médio tem sido alvo de críticas de alunos e especialistas em educação, pois o modelo precariza um já combalido ensino público, aprofunda desigualdades e deixa esses jovens em situação de desvantagem. A rede pública concentra a esmagadora maioria desses estudantes – são 87,7% dos 7,9 milhões de matriculados no ensino médio, segundo dados do Censo Escolar de 2022.
Buscando contribuir com o tema e aproximar os filiados da importante discussão, o SINDSIFCE irá realizar o I FÓRUM “O NOVO ENSINO MÉDIO – CONCEPÇÕES EM DISPUTA”, dia 26/04.
Confira:
— Dia 26/04 – Debate – NA ENCRUZILHADA: A REVOGAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO
Debatedores: Amanda Moreira da Silva (UERJ) e John Mateus (IFCE) – Mediação: Cleide Barroso
Horário: 18h
Local: Auditório Murilo Aguiar (Assembleia Legislativa do Ceará – Av. Desembargador Moreira, 2807.
Conheça os convidados:
Professora Amanda Moreira da Silva
Doutora em Educação na linha “Estado, Trabalho-Educação e Movimentos Sociais” pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestra em Educação e Especialista em políticas públicas em espaços escolares pela mesma instituição.
Atualmente realiza o pós-doutorado em Sociologia do Trabalho, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) sob supervisão do Profº Dr. Ricardo Antunes.
Atua como professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) junto ao Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEduc) da UFRRJ, na Linha 2: Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais.
Professor John Mateus
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Pedagogo e mestre em Educação Contemporânea pelo Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. Professor do Instituto Federal do Ceará, Campus Iguatu.
Líder do Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão no Ensino Médio (LEPEEM), cadastrado no diretório do CNPq. Coordenador do projetos de pesquisa O Novo Ensino Médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e nas Escolas Técnicas Estaduais dos estados do Ceará, Pará e Pernambuco – desafios para o trabalho docente e para a formação da juventude.
Professora Cleide Barroso
Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC. Professora Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE (acadêmico).
Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino/ curso de Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino-IFCE (RENOEN).
Coordena o grupo de estudos do IFCE intitulado: Trabalho, educação e as políticas de formação docente: uma análise no contexto do capitalismo contemporâneo. É Professora da Licenciatura em Química do IFCE.
Para iniciar o debate, o SINDSIFCE recomenda as leituras:
- Sem ilusões ou cortina de fumaça: o novo Ensino Médio não pode ter vida longa (Esquerda Online)
- Uma alternativa ao Novo Ensino Médio (Outras Palavras)
- Governo suspende cronograma de implementação do Novo Ensino Médio (Agência Brasil)
- Como reformular as diretrizes – Novo Ensino Médio não tem remendo, a resposta está nos Institutos Federais (A Terra é Redonda)
- Nota da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), unidade técnico-científica da Fiocruz, sobre o tema