15 de Outubro: Dia do Professor e Professora – Resistir para existir

Imagem: FREEPIK

Hoje, celebramos o Dia do Professor e da Professora. O Sindicato dos Servidores do IFCE orgulha-se em representar os docentes do Instituto Federal do Ceará.

No dia de hoje, no entanto, é oportuno refletir sobre os desafios enfrentados diariamente.

Os docentes do IFCE carregam nos ombros não apenas a responsabilidade de ensinar, mas de resistir. Resistir às pressões de uma educação cada vez mais precarizada, às políticas que muitas vezes ignoram o papel central da educação pública e à falta de valorização efetiva da carreira docente. Infelizmente, nos deparamos com adoecimentos graves dos professores, acordos de greve não cumpridos, redução no orçamento do governo federal e tantas outras iniciativas que afligem professores no nobre exercício da profissão.

Apesar das dificuldades, esses profissionais persistem. Ensinar no IFCE é um ato de coragem, é lidar com todo tipo de adversidade e ainda assim promover uma educação inclusiva, crítica e transformadora.

Nesse dia, mais do que celebrar, devemos reconhecer: a valorização dos professores e professoras do IFCE precisa ultrapassar as homenagens. É urgente garantir condições de trabalho dignas, uma carreira estruturada e o reconhecimento pelo papel fundamental que desempenham na construção de uma sociedade mais justa e consciente.

A todos os professores e professoras do IFCE, nosso respeito e gratidão. Que o amor pela educação siga forte, mas que a luta por melhores condições de trabalho nunca seja deixada de lado. Resistir para existir!

Diretoria Colegiada do SINDSIFCE.