Facebook Youtube RSS
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Notícias

  13/01/2022 

Carta Pública do SINDSIFCE à comunidade acadêmica do IFCE

Na última terça-feira, dia 11 de janeiro, foi realizada Assembleia Geral (online), que teve como principal pauta a discussão sobre a Resolução n° 73/2021 que revoga o plano de retorno gradual das atividades no IFCE. A Assembleia contou com a participação de cerca de 75 servidoras (es), dentre os quais, membros das CISSPs que têm atuado em diversos campi do IFCE.
 
Na ocasião, os e as presentes relataram o desacordo com o aligeiramento da implementação do plano de retorno, bem como com sua revogação e comunicado à comunidade acadêmica, fatos ocorridos, respectivamente, nos dias 30 e 31 de dezembro de 2021. Tal medida foi considerada não dialógica e antidemocrática, uma vez que não permitiu a efetiva participação de servidores e estudantes na tomada de decisão. Além disso, foi apontada como imprudente, pois, já no mês de dezembro de 2021, as comunidades científicas e biomédicas, a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, dentre outras instituições, sinalizavam a explosão dos casos de contaminação por variantes do coronavírus, por influenza e coinfecções. Diante do atraso na vacinação de crianças e adolescentes, do relaxamento das medidas restritivas e do expressivo número da população que ainda resiste à imunização, torna-se previsível que o quadro pandêmico no país, destacando o Ceará, caminha para uma preocupante situação que pode colocar em risco não apenas os sistemas de saúde, mas a própria vida, inclusive, de pessoas vacinadas.
 
Membros de algumas CISSPs que participaram da Assembleia relataram que em muitos campi ainda não há equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs) suficientemente adequados, tais como máscaras pff2/N95 e filtros antivirais para ar condicionado. Os recursos para a assistência estudantil também são escassos e não abrangem os custos reais para alojamento, deslocamento e alimentação, o que certamente comprometerá a permanência e acentuará a evasão desses estudantes. Outro aspecto fundamental e decisivo para o retorno presencial, que sequer foi mencionado pela Gestão do IFCE e tampouco tratado nas CISSPs, é a questão do transporte de servidores e estudantes. É sabido que nos municípios do interior não há transporte público adequado e que o IFCE não garante esse serviço. A grande maioria de estudantes depende de ônibus escolares disponibilizados por prefeituras locais, transportes clandestinos e/ou alternativos, em condições muito precárias antes mesmo da pandemia. O mesmo ocorre com servidores que também utilizam com frequência transportes intermunicipais, interestaduais ou mesmo alternativos, todos eles sem nenhum rigor de biossegurança. 
 
Nesse sentido, a Assembleia Geral deliberou que o SINDSIFCE solicite reunião junto à Reitoria, a fim de apresentar o posicionamento da categoria, que reivindica a revogação da Resolução n° 73/2021 e da Portaria n° 11/2022/PROGEP, mantendo em vigor a Resolução de n° 62/2021/CONSUP. A solicitação da categoria preza pelo cumprimento do plano para um retorno processual efetivamente implementado com base em indicadores epidemiológicos locais e regionais, considerando a realidade da crise sanitária e socioeconômica, sob a perspectiva da grave onda de contaminação que estamos vivendo e cujo novo ápice ainda se avizinha, conforme sinalizam pesquisadores da área e profissionais da saúde. Reafirmamos o desejo de voltar às atividades  presenciais o mais breve possível, contudo, de modo adequado e seguro para toda a comunidade acadêmica e a população.
 
Notícias relacionadas:
 
 
 
 
 
 
Última atualização: 13/01/2022 às 17:08:19
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

FONES  (85)  3223-6370 / 99858-0145 FAX  (85)  3281-0209 sindsifce@hotmail.com
SINDSIFCE - Sindicato dos Servidores do IFCE
Rua Aratuba, Nº01-A, Benfica - Fortaleza - Ceará
CEP 60040-540  /  CNPJ 23.563.257/0001-57
desenvolvimento www.igenio.com.br