22/06/2021

Em reunião com o SINDSIFCE, Reitoria mantém compromisso de retorno presencial só após ampla vacinação e condições seguras

Em reunião online com integrantes da diretoria do Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE) na manhã desta terça-feira, 22/6, o reitor Wally Menezes e pró-reitores do Instituto se comprometeram com retorno ao trabalho presencial no IFCE somente após ampla vacinação e condições seguras.

A reunião foi solicitada pelo SINDSIFCE diante da preocupação da comunidade acadêmica com a proximidade do final do prazo estabelecido pela resolução 10/2021, de 26/2, do Conselho Superior (Consup) do IFCE, que estabelece a continuidade das atividades do Instituto de forma remota até 31/7.

Integrantes da Diretoria do SINDSIFCE destacaram, na abertura da reunião, a marca de mais de 500 mil mortes por Covid-19 no Brasil e indicadores recentes sobre os riscos continuarem elevados, inclusive com uma terceira onda da pandemia no País. Os servidores reforçaram a posição da entidade sindical sobre as condições necessárias para retorno presencial, com base em documentos e orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e de médicos infectologistas.

É preciso vacinar pelo menos 70% da população, adequar a infraestrutura de escolas e universidades para viabilizar o distanciamento entre pessoas, avaliar constantemente as condições gerais de saúde pública e transmissão comunitária, garantir transporte público seguro, suficiente e sem aglomeração. É necessário amplo acesso a máscaras adequadas, N95/PFF-2, álcool-gel e testagem permanente, como política pública.

Outros desafios específicos da realidade do IFCE foram apontados pela Diretoria do SINDSIFCE, como as dificuldades, citadas pela servidora Artemis Martins, para servidores serem vacinados em alguns municípios do interior. Também há dificuldades no deslocamento intermunicipal e até interestadual dos servidores e principalmente dos estudantes, muitos dos quais dependem de veículos cedidos por Prefeituras e que viajam lotados.

Artemis enfatizou que colegas que atuam em laboratórios relatam preocupação e angústia sobre o retorno presencial ou híbrido e que é preciso cuidado também quanto aos estudantes do IFCE que atuam em estágio nas escolas municipais e estaduais, com desafios de infraestrutura ainda maiores.

"Retorno em data possível com segurança"

"A principal decisão aqui é que estamos pensando em um retorno seguro em data possível com segurança", destacou ao final da reunião o reitor Wally Menezes, que ao longo do encontro ressaltou a importância do diálogo com o Sindicato, propondo um calendário de reuniões.

Wally afirmou que, em reuniões sobre vacinação, a Reitoria do IFCE reforçou ser essencial imunizar, além dos docentes e técnico-administrativos (TAEs), também os estudantes e trabalhadores terceirizados.

A pró-reitora de Ensino, Cristiane Braga, informou que o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) publicará nesta semana um novo documento com orientações sobre o tema.

"Baseado nesse documento, vamos estar respaldando o documento do IFCE e norteando as ações. Temos também comissões em andamento. A ideia é juntar os presidentes dessas comissões e alinhar com eles o produto a ser entregue por cada comissão e o prazo. O professor Wally pediu pra gente fazer esta semana, pra que na próxima a gente possa sistematizar e divulgar, tranquilizar a nossa comunidade".

Encaminhamentos

A Reitoria acatou a solicitação do SINDSIFCE de publicar uma nova matéria sobre o tema nos veículos oficiais do Instituto, procurando tranquilizar a comunidade acadêmica e detalhando as ações e os debates que estão ocorrendo em busca de um retorno seguro, quando possível, incluindo comissões específicas que contam com a participação do Sindicato.

Os gestores do IFCE também concordaram com a sugestão do SINDSIFCE de formalizar o quanto antes o propósito de retorno presencial somente quando houver segurança. Para isso, um novo documento será proposto pela Reitoria e encaminhado para debate e aprovação pelo Consup, bem antes de 31/7, data-limite para o trabalho remoto conforme a resolução 10/2021, válida atualmente.

O "vacinômetro": mudanças no formulário

A Diretoria do SINDSIFCE também solicitou à Reitoria modificações no formulário do "vacinômetro", ferramenta implementada pela gestão, e destacou preocupação com riscos de má utilização dos dados apurados através desse instrumento. Rafaella Florêncio, integrante da Diretoria, frisou que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, defendeu ontem retorno a aulas presenciais mesmo antes de os professores receberem a 2a. dose da vacina.

"O vacinômetro veio muito na linha de se entender como está esse processo na comunidade", destacou o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Marcel Mendonça, que concordou em modificar itens do formulário. "Até pra uma tomada de decisão sobre essa alteração da decisão do CONSUP, esses indicadores ajudam. No momento em que dizemos que não temos condições de voltar logo depois de 31/7, porque temos menos de 1% dos estudantes vacinados, isso já fundamenta a decisão".

Assembleia Geral nesta quinta, 24/6, às 18h

A Diretoria do SINDSIFCE, representada na reunião também pelos servidores Andreia Barroso, Claudenira Melo e David Montenegro, agradeceu ao reitor e aos pró-reitores por acatar os encaminhamentos propostos. O Sindicato seguirá acompanhando atentamente o tema, que também será debatido em Assembleia Geral dos servidores do IFCE nesta quinta-feira, às 18h.
Última atualização: 11/08/2021 às 19:40:42