19/06/2021

#19J: servidores e servidoras do IFCE participaram das manifestações pelo Fora Bolsonaro. Confira fotos e vídeos

Confira fotos e vídeos das manifestações em Fortaleza e no Interior:

Facebook: https://www.facebook.com/sindsifce.sinasefe

Instagram: https://www.instagram.com/sindsifce/

Servidoras e servidores do IFCE participaram das manifestações deste sábado, #19J, dia de ato unificado pelo "Fora Bolsonaro", em todo o País. Em Fortaleza, uma das grandes manifestações, com distanciamento entre os participantes, uso de máscaras com maior eficiência e toda atenção aos cuidados preventivos à Covid-19, aconteceu à tarde, com caminhada saindo da Praça da Gentilândia, perto da sede do Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e dos servidores civis do Colégio Militar de Fortaleza e da Escola de Aprendizes Marinheiros do Estado do Ceará (SINDSIFCE).

Também houve participação de servidores do IFCE em manifestações em diversos municípios do Interior cearense, como Morada Nova, Tianguá, Itapipoca, Tauá, Limoeiro do Norte, entre outros. "Com atenção e cuidado, vamos à luta", destacaram os servidores.

O povo foi às ruas novamente, em pleno dia em que o Brasil chegou à criminosa marca de 500 mil mortes por Covid-19, lutar pelo fim do governo que mata mais do que o vírus. As manifestações destacaram a força da luta popular contra a reforma administrativa que destrói os serviços públicos e prejudica a população. Contra os cortes no orçamento da educação. Contra a fome, o desemprego, o desrespeito à saúde pública. Por vacina para toda a população. Por auxílio emergencial de pelo menos R$ 600,00. Por medidas de proteção dos empregos. Em defesa da vida!

Enquanto na tarde deste sábado uma carreata em Fortaleza também atraiu muitos participantes, incluindo servidores do IFCE, o SINDSIFCE participou, com maior presença de integrantes da Diretoria Colegiada, da caminhada que saiu da Praça da Gentilândia.

Pessoas filiadas ao SINDSIFCE puderam passar na sede da entidade neste sábado e retirar um kit contendo camiseta exclusiva produzida pelo Sindicato, máscara N95/PFF-2 e álcool-gel. A distribuição dos kits foi feita de forma rápida e segura, no portão do Sindicato, em frente ao Campus Fortaleza.

Depoimentos de participantes

Falando já na dispersão do ato 'Fora, Bolsonaro', no começo da noite deste sábado, a servidora do IFCE Rafaella Florêncio, integrante da Diretoria Colegiada do SINDSIFCE, ressaltou bandeiras da manifestação, como a defesa da saúde, a vacinação, a retomada dos investimentos em ciência e tecnologia.

"E principalmente uma resposta! Não podemos mais ficar em casa esperando o Brasil ser destruído pelas mãos de um governo genocida, irresponsável e que não tem nenhum compromisso com a vida e com as pessoas", ressaltou.

"Por esta razão, nós, do Sindicato dos Servidores do IFCE, estamos na construção deste ato e dos atos futuros que virão, até que a gente consiga a derrocada do governo Bolsonaro".

Apoio da população

Rayça Sampaio, também integrante da Diretoria do SINDSIFCE, se somou à caminhada que saiu da Praça da Gentilândia. "Foi um movimento de rua, mais uma vez, conclamando a população para lutar pela retirada desse genocida do poder no nosso País. Uma manifestação muito plural, com muitas frentes de luta unidas, e construído em muitas frentes, com organização, biossegurança, todas as pessoas de máscara", frisou a servidora.

"Contamos muito com a participação da população, de muitas famílias nas casas e nos apartamentos, muita gente que bateu panela, gritou, cantou junto, gritou 'Fora Bolsonaro'", relata Rayça.

"As atrocidades que este homem vem fazendo com o Pais vêm refletindo em todas as esferas sociais. Hoje foi dia de gritar 'Fora Bolsonaro', de insistir pelo impeachment. Já seria muito ruim ter Bolsonaro no poder. Em uma pandemia, ainda mais! O Brasil não merecia ter um presidente tão despreparado, neste momento", destacou, no encerramento da manifestação. "Foi um dia de luta, um movimento muito bom. Com união, sem problemas, pacífico, finalizado com sucesso".

Última atualização: 11/08/2021 às 19:44:47