19/03/2021

Assembleia Geral do SINDSIFCE destacou preparação para o 24/3, Dia Nacional de Mobilização em Defesa dos Serviços Públicos. Confira outros encaminhamentos

Em Assembleia Geral online com grande participação na noite de quinta-feira, 18/3, os servidores e as servidoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), do Colégio Militar de Fortaleza (CMF) e da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará (EAMCE) destacaram a necessidade de reforçar a luta em defesa dos serviços públicos, intensificando, entre as ações, a preparação para o 24/3, Dia Nacional de Mobilização em Defesa dos Serviços Públicos.

O dia contará com manifestações online, com os servidores reforçando a mobilização nas redes sociais, compartilhando conteúdos das campanhas promovidas pelo SINASEFE e pelo FONASEFE e divulgadas também pelo SINDSIFCE, para Facebook, Instagram e Whatsapp.

A assembleia contou com participação dos convidados Michel Torres - sociólogo, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), membro da Direção Nacional do SINASEFE e autor do livro "Trabalho, Sindicalismo e Consciência de Classe" - e o Roberto da Justa, médico infectologista, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), integrante do Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec) e do Coletivo Rebento/Médicos em Defesa da Vida, da Ciência e do SUS.

A assembleia aconteceu em um momento de grande mobilização em nosso Estado, com o Fórum Unificado em Defesa dos Serviços Públicos -  Ceará, do qual o SINDSIFCE participa, e nacionalmente, com as ações do SINASEFE e do FONASEFE contra a reforma administrativa, a retirada de direitos escondida no conteúdo da PEC 186 e aprovada pelo Congresso Nacional sob chantagem, como se fosse essencial à aprovação do novo auxílio emergencial, também constante na proposta.

O SINDSIFCE reforçou que vem participando ativamente dessas frentes de luta, com a assembleia reforçando a mobilização dos servidores do IFCE, do CMF e da EAMCE e o fortalecimento da resistência a esses ataques, que, em pleno momento mais extremo da pandemia, prejudicam todos os que dependem dos serviços públicos no País, incluindo saúde e educação.

Outros encaminhamentos da Assembleia Geral:

1. Reforçar, em reunião com a Reitoria, marcada para terça-feira, 23/3, a posição dos servidores, de só retomar atividades híbridas ou presenciais após vacinação ampla, para toda a sociedade.

2. Retomar a realização de assembleias de campus, de forma online, dentro das possibilidades, com a diretoria do SINDSIFCE construindo essa nova agenda de diálogo com os campi.

3. Aprofundar o debate com o SINASEFE e outras entidades sobre a possibilidade de construção nacional de uma "greve sanitária", em defesa da vida, ressaltando-se que se trata atualmente ainda de uma proposta a ser debatida por várias categorias e entidades, no plano nacional.

4. A Diretoria Colegiada do SINDSIFCE debaterá a possível retomada de ações de assistência, pelo sindicato, a servidores em situação de maior vulnerabilidade social e a outros segmentos da sociedade que também enfrentam graves dificuldades materiais com a pandemia.

5. Foi aprovada ampliação de 10 para 20 inscrições subsididadas pelo SINDSIFCE para que servidoras e servidores filiados participem do curso "Desenvolvimento e Educação", com 180 horas-aula, promovido pelo Programa de Extensão, Desenvolvimento e Educação - Theotonio dos Santos (ProDEd - UERJ). O preenchimento das vagas remanescentes será feito por ordem de inscrição.

6. A Diretoria Colegiada do SINDSIFCE debaterá a busca de novas parcerias para formação, com apoio da entidade. E levará à reunião com a Reitoria, no dia 23/3, cobrança de que o IFCE intensifique a abertura de novos cursos de formação, inclusive mais oportunidades em parceria com outras instituições, como a UFC, destinando mais vagas aos servidores do Instituto.

7. A Diretoria Colegiada do SINDSIFCE e servidores que destacaram na assembleia a necessidade de discutir a transparência e o fluxo dos editais de afastamento para pós-graduação realizarão reunião para debater o tema.

8. Além de debater outras ações para reforçar o dia de mobilização em 24/3 e a continuidade do calendário em defesa dos serviços públicos, a Diretoria Colegiada do SINDSIFCE destacou que realizará nos dias 25 e 26 de março o Encontro Estadual de Mulheres da Educação, com atividades culturais e políticas realizadas de forma online. O Sindicato está construindo esse Encontro e divulgará em breve mais informações.

9. Ampliando as ações para acessibilidade comunicacional, o SINDSIFCE abrirá processo seletivo para a contratação de profissional intérprete de Libras, com a carga horária de 10 horas semanais. A banca de seleção será formada com convidados externos à comunidade acadêmica do Instituto.

Registro de presença da atividade:

Adele Araújo
Ana Cardoso