01/02/2021

Carga horária excessiva: professores do Campus Itapipoca do IFCE anunciam suspensão de atividades a partir desta quarta, 3/2

Professores do Campus Itapipoca, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) suspenderão aulas dos cursos regulares a partir desta quarta-feira, 3/2, protestando contra imposição de carga horária excessiva pela Diretoria de Ensino.
A questão foi tema de matéria publicada pelo SINDSIFCE na última sexta-feira, abordando denúncia de que professores estariam com carga horária muito acima do permitido. O Sindicato dos Servidores do IFCE alertou para o caso e para a importância de se respeitar o tripé ensino, pesquisa e extensão, além dos direitos dos servidores docentes e dos estudantes envolvidos em projetos de extensão e pesquisa, também fundamentais para a geração de conhecimento e a razão de ser dos Institutos Federais.

Três docentes do campus Itapipoca solicitaram, por ofício à Diretoria de Ensino, um pedido de readequação de carga horária em sala de aula. Com as atuais cargas horárias determinadas para esses professores no semestre 2021.1, eles, que já desenvolviam outras atividades, como projetos de pesquisa, participação na Comissão Permanente de Participação Docente (CPPD), além de trabalho em outras comissões, extrapolariam a carga horária de trabalho para 60h e até para 65h!

Um outro docente está com carga horária de 46h, além do teto de 40h. E com mais uma disciplina, ficaria com carga horária de 50h. Uma carga horária ainda mais excessiva, levando-se em conta que o docente também cursa três disciplinas no Doutorado. O professor também entrou com processo no SEI, ainda sem resposta.

Sobre os três servidores citados inicialmente, a Diren respondeu que devem ser cumpridas primeiro as atividades de ensino, ficando as demais atividades, de pesquisa e extensão, condicionadas à possibilidade de tempo remanescente.

Carta dos professores de Itapipoca

Em carta aberta à comunidade (clique aqui), publicada neste domingo, 31/1, os professores detalham o contexto da situação e os motivos da decisão de paralisar as aulas regulares, a partir desta quarta-feira, 3/2, como forma de demonstrar a demanda por "um equilíbrio da carga horária docente".

"Para essa ação, conclamamos os demais docentes deste Campus e da Rede IFCE a fazer o mesmo e promover a união em defesa de uma carga horária mais justa e equilibrada, pelo tripé  ensino, pesquisa e extensão. Por fim, esclarecemos que,  durante o período de suspensão, promoveremos atividades de conscientização e formação, tendo como público-alvo os estudantes, seus pais e comunidade, acerca da importância do tripé ensino, pesquisa e extensão e como isso está sendo afetado pela excessiva carga horária docente", ressaltam os professores e professoras que assinam a carta.

SINDSIFCE se soma a essa luta, que é de todos do IFCE

O SINDSIFCE destaca a importância da iniciativa desses servidores, da publicação da carta, da decisão de suspender atividades e se coloca ao lado dos colegas professores para tudo que for necessário no apoio a essas ações, em busca de reverter a decisão tomada equivocadamente pela gestão do Campus sobre a carga horária docente. Para o SINDSIFCE, trata-se de uma luta de todos os servidores do IFCE. Uma causa de todos e que pode ser ponto de pauta da próxima Assembleia Geral dos servidores, já marcada, anteriormente ao atual movimento em Itapipoca, para 11 de fevereiro.

Além de enviar ofícios à direção do Campus Itapipoca e à Reitoria, o SINDSIFCE parabeniza os colegas e se soma a esse movimento para que uma solução seja encontrada o mais breve possível, com respeito à carga horária devida e ao trabalho dos professores. O SINDSIFCE coloca sua assessoria jurídica à disposição dos colegas servidores, para análise do caso e eventual apresentação de ação judicial.

Destacamos ainda a necessidade de uma resposta rápida da Reitoria do IFCE sobre o tema, uma vez que a questão afeta em potencial todos os campi. O SINDSIFCE conclama os professores de todos os campi a se manifestarem quanto à questão. Os servidores estão atentos, e novas ações, em outras unidades do Instituto, podem ser anunciadas em breve, na defesa da carga horária adequada e do respeito ao tripé ensino, pesquisa e extensão.
Última atualização: 01/02/2021 às 16:36:34