Facebook Youtube RSS
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Notícias

  20/11/2020 

Na véspera do Dia da Consciência Negra, mais um negro é espancado e morto no Brasil

O SINDSIFCE manifesta profunda indignação com o assassinato de João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, negro, em plena véspera do Dia da Consciência Negra. Assim como acontece todos os dias, com uma política de extermínio que muitos de nossa sociedade ainda preferem fingir não ver, mais uma vítima fatal da violência contra os negros em nosso País.  
 
João Alberto foi espancado até a morte por dois homens em Porto Alegre-RS, na noite desta quinta-feira, 19/11, em um supermercado Carrefour. Os assassinos, presos em flagrante, eram um segurança do supermercado e um policial militar.
 
As imagens do espancamento foram registradas em vídeo e circulam nas redes sociais. A investigação trata o crime como homicídio qualificado. Muito além de "despreparo” o uso intencional de força excessiva é legitimado pela naturalização do  racismo e pelos tempos que vivemos, em que o próprio presidente da República não se omite de destilar preconceito, estigmatização e racismo em suas falas, exaltando também a violência, as armas, a morte. 
 
Os espaços sindicais, e nele o SINDSIFCE, buscam encampar de forma sistemática a questão racial pois entende que não é mais possível limitar-se a debates pontuais e artificiais, a exemplo das manifestações  diversas limitadas ao 20  de novembro, Dia da Consciência Negra.
 
Se é verdade que o racismo é estrutural e estruturante, a tarefa pela sua derrocada deve ser tomada por todas e todos negros e não-negros.
Última atualização: 20/11/2020 às 12:28:45
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

FONES  (85)  3223-6370 / 99858-0145 FAX  (85)  3281-0209 sindsifce@hotmail.com
SINDSIFCE - Sindicato dos Servidores do IFCE
Rua Aratuba, Nº01-A, Benfica - Fortaleza - Ceará
CEP 60040-540  /  CNPJ 23.563.257/0001-57
desenvolvimento www.igenio.com.br