20/08/2019

Confira o destaque das principais notícias no informativo semanal do SINDSIFCE

INFORMATIVO SEMANAL SINDSIFCE
Terça, 20 de agosto de 2019
Leia - Comente - Curta - Compartilhe

COMO RECEBER?
Via WhatsApp, envie mensagem para 85-9858-0145.
Via e-mail, envie mensagem para sindsifce@hotmail.com
Pelo Facebook, curta a página SINDSIFCE SINASEFE.
Envie comentários, críticas e sugestões.

Semana de Direitos Humanos
Primeira edição da Semana de Direitos Humanos Dandara dos Santos começa nesta terça, 20/8, no IFCE Campus Fortaleza, e traz Carlos Latuff e Guilherme Boulos. Programação prevê apresentações artísticas, exposições, conferências, palestras, debates e oficinas.

Manifestações em defesa da UFC
Professores, técnico-administrativos e alunos da UFC realizam ato nesta terça, 20/8, às 18h, no cruzamento da avenida da Universidade com 13 de Maio, em protesto contra a nomeação de Cândido Albuquerque como reitor da Universidade.
Intervenção não: http://bit.ly/2HfcqAH

Interventor no CEFET-RJ
No Rio, na última segunda, 19/8, estudantes e professores formaram uma barreira humana Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), em protesto contra a nomeação de Maurício Aires Vieira, assessor de Abraham Weintraub, ministro de Jair Bolsonaro.

Future-se
Na última semana, os reitores da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Instituto Federal do Ceará (IFCE) publicaram nota contendo duras críticas ao Future-se, programa que apresenta risco à autonomia e manutenção das universidades.
Leia nota na íntegra: http://bit.ly/2ZbyB0N

Gênero e diversidade
Damares, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos do governo Bolsonaro, publicou, na última segunda, 19/8, um decreto que coloca fim em seis comitês, incluindo o de Gênero e o de Diversidade e Inclusão. Os colegiados promoviam medidas contra violência de gênero e diversidade sexual.

A favela chora
Seis jovens entre 17 e 21 anos morreram baleados durante várias operações policiais em comunidades do Estado do Rio. As principais suspeitas recaem sobre as forças policiais. El País destaca cartas das crianças do complexo da Maré.

OAB repudia Witzel
Durante evento em Nova Iguaçu, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, defendeu a necessidade de matar pessoas que estiverem armadas com fuzis e colocou na conta dos defensores de direitos humanos as mortes de jovens ocorridas durante operações policiais.

Estreia de Bacurau
Ganhador do prêmio do júri no Festival de Cannes deste ano, Bacurau teve sua primeira exibição no Brasil, em Gramado, contando com gritos contra censura, elogio ao Nordeste e pedido de valorização da cultura.
Em cartaz no dia 29/8: http://bit.ly/2Z19hiK

Conceição Evaristo na Bienal
A XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará teve início no dia 16 e segue até 25/8, com extensa programação. Entre os destaques, está a mesa Insubmissas Memórias, que contará com a presença da escritora Conceição Evaristo. A atividade é gratuita, no Centro de Eventos (Terreiro em Sonho – Térreo).

Curso sobre Marxismo
Acontece neste sábado, 24/8, das 9h às 12h, o segundo encontro do curso Para Compreender o Livro I d’O Capital, ministrado pelo Prof. Ms. Rodrigo Cavalcante. A atividade acontecerá em novo local, desta vez, a sede do SINTUFCe (Rua Waldery Uchôa, 50 - Benfica).
Última atualização: 20/08/2019 às 11:56:48