11/07/2019

Nota oficial do SINDSIFCE em defesa da Previdência Social e do direito a aposentadoria

O Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - SINDSIFCE repudia a aprovação da "deforma da Previdência" em 1o. turno pela Câmara dos Deputados, nesta negativamente histórica quarta-feira, 10/7, e alerta para os irrecuperáveis prejuízos que a medida causará ao povo brasileiro.

Pela contagem de votos da votação da reforma em 1o. turno, além.dos gravíssimos prejuízos representados pela Proposta de Emenda Constitucional em seu corpo principal, os parlamentares do campo popular e progressista não serão suficientes para aprovar nenhum dos destaques que poderia amenizar os prejuízos para a classe trabalhadora.

A aprovação da "deforma da Previdência", ainda que por ora em 1o. turno, é um marco na sequência de eventos históricos iniciados em 2013, quando a exploração midiática e do grande capital financeiro de manifestações para minar a credibilidade do governo eleito democraticamente deixaram no ar a sensação de que havia algo de estranho no ar.

Desde entao, a classe trabalhadora experimentou diversas e graves derrotas. Ganhou mas não levou a eleição de 2014, com Dilma, primeira mulher eleita presidente, enfrentando boicote criminoso desde antes de assumir o governo até o último dia de um longo, ilegal e injusto processo de impeachment sem crime de responsabilidade.

Temer tomou o poder e impôs uma reforma trabalhista que nada resolveu e nenhum emprego criou. Apenas retirou direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Aprovou o congelamento por 20 anos de todos os investimentos do governo no campo social, em educação, segurança, saúde, infraestrutura, cultura. Condenou o Brasil a uma condição de pais eternamente inferior na geopolítica mundial e no atendimento a necessidades do povo. Liberou a terceirização para todos os fins. Vendeu a preço de banana o Pré-Sal. Inviabilizou o Plano Nacional de Educação.

Viriam a prisão injusta e ilegal de Lula, o endeusamento de Moro, hoje de máscara caída pelos vazamentos do Intercept, a criminalização da política e dos políticos, o terreno perfeito para a eleição de um desgoverno de extrema direita, de influência de milicianos, extremistas religiosos, entreguistas de primeira hora, inconsequentes aproveitadores da Pátria amada, que dormia sem perceber que era subtraída por tenebrosas transações.

A deforma da Previdencia, tentada por Temer e evitada pelo povo, mas agora em vias de se consumar sob o jugo de um presidente neofascista, é o que eles realmente queriam o tempo todo. Conseguiram o que almejavam. Completa-se a narrativa, finaliza-se o assalto a nação, pavimenta-se o caminho para uma convulsão social de consequências imprevisíveis, incluindo um regime ditatorial repressor e escancarado, diante da fome, da miséria, do desemprego, do desalento, da desesperança que virão diante da redução de recursos advindos da Previdência social e que hoje são fundamentais para as cidades do Interior, não só no Nordeste mas em todo o País.

Extingue-se o direito a aposentadoria, relegando os mais pobres a sua própria sorte, em um país que já tem hoje 13 milhões de desempregados. Que assistirá a uma escalada ainda maior de violência e medo. Que tem hoje jovens pobres e terá em breve idosos paupérrimos, a singrar a esmo pelas ruas em busca de uma ajuda para a sobrevivência diária, sem dignidade, sem esperança, sem amanhã. Isso sem contar com aqueles que perderam a esperança de conseguir emprego e já não o procuram mais, e que não entram nessa conta. Tristes trópicos. Triste Brasil.

O SINDSIFCE chama para a luta em defesa da Previdência Social e do direito popular a aposentadoria. Em Fortaleza, participe do ato desta sexta-feira, 12/7, que acontece a partir das 9h, em frente à Superintendência (Rua Pedro Pereira, 383, Centro). Também haverá um grande ato em Brasília. Não vamos desistir. Como diz o poeta, não tem cabimento entregar o jogo no primeiro tempo. Desesperar jamais! Lutar sempre! Seguiremos na luta, em defesa do povo, em defesa do IFCE, em defesa do Brasil.

Fortaleza, 10/7/19

A Diretoria Colegiada do SINDSIFCE