Facebook Youtube RSS
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Notícias

  21/06/2019 

Estudante denuncia caso de racismo na UFC. SINDSIFCE manifesta repúdio a toda forma de opressão

A Diretoria Colegiada do Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE) tomou conhecimento, por meio de publicação nas redes sociais e de nota divulgada pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC), de denúncia de racismo, agressão física e tortura praticados por seguranças do Campus do Pici da UFC contra o estudante do curso de Ciências Sociais, Luiz Fernando de Lima Teixeira.
 
A denúncia de autoria do estudante, a quem manifestamos toda solidariedade, é referente à situação ocorrida na noite de segunda-feira, 17 de junho, nas dependências da Universidade. O caso vem sendo acompanhado pela Comissão de Direitos Humanos da UFC, além de coletivos, grupos e entidades que manifestam repúdio ao caso e se colocam à disposição para construir ações de combate ao racismo dentro e fora das instituições.
 
Em uma sociedade desigual, em que as diferenças de gênero, orientação sexual, étnico-racial e tantas outras são utilizadas para aprofundar a desumanização, é preciso que todo espaço seja convertido em campo de batalha na luta contra toda forma de opressão. O racismo em nossa sociedade tem historicamente estruturado as relações sociais e definido lugares sem que a população negra tenha a oportunidade de definí-los, gerando sucessivas violências, uma vez que não é a primeira vez que a UFC registra um caso de racismo.
 
Por isso, é fundamental que as escolas, os institutos e as universidades sejam atuantes na formação do pensamento e no exercício cotidiano que mobilizem suas comunidades a assumirem posturas antirracistas.
 
Ao lado dos que lutam contra o racismo e toda forma de opressão, a Diretoria Colegiada do SINDSIFCE se coloca à disposição.
Última atualização: 21/06/2019 às 11:36:01
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

FONES  (85)  3223-6370 / 99858-0145 FAX  (85)  3281-0209 sindsifce@hotmail.com
SINDSIFCE - Sindicato dos Servidores do IFCE
Rua Aratuba, Nº01-A, Benfica - Fortaleza - Ceará
CEP 60040-540  /  CNPJ 23.563.257/0001-57
desenvolvimento www.igenio.com.br