21/06/2019

Estudante denuncia caso de racismo na UFC. SINDSIFCE manifesta repúdio a toda forma de opressão

A Diretoria Colegiada do Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE) tomou conhecimento, por meio de publicação nas redes sociais e de nota divulgada pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC), de denúncia de racismo, agressão física e tortura praticados por seguranças do Campus do Pici da UFC contra o estudante do curso de Ciências Sociais, Luiz Fernando de Lima Teixeira.

A denúncia de autoria do estudante, a quem manifestamos toda solidariedade, é referente à situação ocorrida na noite de segunda-feira, 17 de junho, nas dependências da Universidade. O caso vem sendo acompanhado pela Comissão de Direitos Humanos da UFC, além de coletivos, grupos e entidades que manifestam repúdio ao caso e se colocam à disposição para construir ações de combate ao racismo dentro e fora das instituições.

Em uma sociedade desigual, em que as diferenças de gênero, orientação sexual, étnico-racial e tantas outras são utilizadas para aprofundar a desumanização, é preciso que todo espaço seja convertido em campo de batalha na luta contra toda forma de opressão. O racismo em nossa sociedade tem historicamente estruturado as relações sociais e definido lugares sem que a população negra tenha a oportunidade de definí-los, gerando sucessivas violências, uma vez que não é a primeira vez que a UFC registra um caso de racismo.

Por isso, é fundamental que as escolas, os institutos e as universidades sejam atuantes na formação do pensamento e no exercício cotidiano que mobilizem suas comunidades a assumirem posturas antirracistas.

Ao lado dos que lutam contra o racismo e toda forma de opressão, a Diretoria Colegiada do SINDSIFCE se coloca à disposição.
Última atualização: 21/06/2019 às 11:36:01