Facebook Youtube RSS
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Notícias

  12/05/2019 

15/5, Dia de Luta em Defesa do IFCE: confira sugestões para realizar atividades de mobilização no seu campus

 
Após o anúncio do governo sobre os cortes na educação, estudantes, professores e sociedade começaram uma corajosa onda de manifestações por todo o País. Na rede federal já foi lançada a campanha #tiraamaodomeuif.
 
Para fortalecer e ampliar ainda mais a luta pela educação, escolas, universidades e os institutos federais promoverão no próximo dia 15/5, quarta-feira, o Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação.
 
No IFCE, a data será marcada por uma Assembleia Geral da categoria às 8h da manhã, na Portaria do Aluno do Campus Fortaleza (confira o edital), debatendo os cortes, a construção da Greve Geral nacional para o dia 14 de junho e, também, discutindo a Instrução Normativa No. 2/2018, que estabelece ponto eletrônico e outras limitações a direitos dos servidores. Em seguida, nos somaremos ao grande ato público em Fortaleza, que terá concentração na Praça da Bandeira e se integra ao ato nacional em defesa da educação e do direito à aposentadoria.
 
Mas não paramos por aí: em todos os campi, estudantes e servidores que não estiverem em Fortaleza nessa data promoverão atividades voltadas para a comunidade acadêmica e para a população dos mais de 30 municípios em que o IFCE está presente diretamente.
 
O SINDSIFCE, comprometido com a luta por democracia e direitos, disponibiliza aos estudantes e servidores uma proposta de ações para os campi, que podem ser realizadas no dia 15/5 (e no decorrer de todo o mês). Sabemos que a criatividade e a força de nossa comunidade, organizada e em luta, podem impulsionar a ação e a mobilização de outros setores da sociedade. Por isso, o que apresentamos aqui é apenas o começo do que deverá ser a grande agenda de luta nacional – rumo à Greve Geral.
 
É essencial que todos compartilhemos as artes, em nossas redes sociais e grupos e contatos de Whatsapp, dando cada vez mais volume à campanha. Pedimos que os registros das ações (feitos por fotografias ou vídeos) sejam enviados para nosso whatsapp (85.99973-3054), facebook (Sindsifce Sinasefe) ou email (sindsifce@hotmail.com). Para divulgação em nossas redes sociais e na imprensa. 
 
 
10 SUGESTÕES DE AÇÕES PARA O DIA DE LUTA EM DEFESA DO IFCE

AÇÃO

ORIENTAÇÃO

Eu visto a camisa em defesa do IFCE!

Estudantes e servidores vestidos com uniformes/camisas do IFCE e/ou em luto. Contra os cortes de orçamento,que representam o fim da educação pública de qualidade e do ensino superior no Brasil.

IFCE nas redes

Mobilizar estudantes e servidores que fizerem uso das redes sociais a colocarem filtro de perfil (avatar), foto de capa, cabeçalho de Facebook e compartilharem stories da identidade visual da campanha em defesa do IFCE (materiais estarão disponíveis na página do facebook e no site do SINDSIFCE); compartilhar fotos/vídeos ou escrever pequenos depoimentos de conquistas, avanços, bons momentos de aprendizagem, feiras, festivais, torneios etc. de que tenham participado no IFCE; subir a hashtag #tiraamaodomeuif nos posts.

Oficina de faixas, cartazes e panfletos. "Blitze" de diálogo com a comunidade

Estudantes e servidores confeccionam cartazes para serem fixados nos campi, bem como espalhados pelas cidades/sítios onde moram. Os panfletos podem ser entregues na entrada/saída dos campi, nos comércios e vizinhanças. Também podem ser montadas "blitze"educacionais em locais estratégicos nas cidades para expor cartazes/faixas e entregar os panfletos dialogando com a comunidade, explicando o impacto dos cortes no ensino básico e superior.

IFCE: espaço de educação, ciência e luta

Organizar, servidores e estudantes, uma pequena solenidade para fixar faixa da campanha “Em Defesa do IFCE”. Convocar toda a comunidade para o momento, aproveitando para destacar a importância e o papel da rede federal para o desenvolvimento socioeconômico e humano de nosso país. As faixas serão disponibilizadas pelo SINDSIFCE (os servidores representantes de campi devem entrar em contato com o sindicato confirmando o procedimento para recebimento da faixa).

 

 

Rodas de conversa

Realizar, nos campi e em praças/igrejas/espaços públicos, leitura de artigos (jornais, site do SINDSIFCE, nota do IFCE/UFC/etc.), debates sobre os cortes e os efeitos devastadores na educação pública, ressaltando que, com o corte orçamentário, muitas universidades estão ameaçadas de fechar suas portas a partir de agosto!

O IFCE faz e acontece

 

Organizar mostras científicas e culturais (repetir ou ampliar as edições que já acontecem nos campi), divulgando amplamente nas redes sociais e convidando a sociedade a participar (familiares, estudantes secundaristas, etc.).

Fala IFCE!

 

Montar caixa de som/microfone em um pátio/local estratégico do campus. Todos os dias, durante chegada/saída/intervalos, estudantes e servidores poderão recitar poemas, fazer depoimentos, realizar apresentações artísticas, batalhas de rap, etc. que tenham a defesa do IFCE, da educação, esperança e luta, liberdade/democracia, como temas.

“Vira-Corte” do IFCE

 

Montar em praças, ruas, igrejas, banquinhas com café/chá para conversar com as pessoas sobre os impactos dos cortes na educação; entregar materiais informativos; convidar a se juntarem às manifestações e luta em defesa da educação pública.

Aulas públicas

Organizar uma aula pública sobre o IFCE. Pode ser no campus, chamando mais pessoas da comunidade para participar, ou em local que tenha grande visibilidade na cidade. Contar a história da rede federal, apresentar dados e o impacto social e econômico da construção dos campi em cada região. Apresentar depoimentos de servidores, estudantes ou egressos sobre sua experiência no IFCE, o que o IFCE representa para a vida e a família dessas pessoas etc. Professores e técnicos podem ajudar na pesquisa e coleta desses dados e no planejamento das aulas. Os dados do site do "IFCE em Números" podem ser consultados de modo prático e rápido.

Passeata/ato público

Estudantes e servidores: entrar em contato com as demais escolas da cidade (municipais e estaduais), sindicatos e associações de trabalhadores e moradores para, todos juntos, realizarem uma passeata ou ato em praça pública, alertando a sociedade sobre a tragédia e os impactos dos cortes na educação para todo o País. Falar sobre como o fechamento dos campi pode impactar as economias locais e sobre como as escolas ficarão mais precárias (sem merenda, sem materiais pedagógicos, de limpeza). Destacar que o governo bloqueou os recursos para pressionar pela aprovação da reforma da previdência. Aproveitar e distribuir os panfletos produzidos, levar as faixas e cartazes já confeccionados etc.

 

Última atualização: 13/05/2019 às 15:31:07
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

FONES  (85)  3223-6370 / 99858-0145 FAX  (85)  3281-0209 sindsifce@hotmail.com
SINDSIFCE - Sindicato dos Servidores do IFCE
Rua Aratuba, Nº01-A, Benfica - Fortaleza - Ceará
CEP 60040-540  /  CNPJ 23.563.257/0001-57
desenvolvimento www.igenio.com.br