22/03/2019

22 de Março: servidoras e servidores do IFCE participaram de diversas ações, incluindo assembleia geral

Na data convocada por centrais sindicais e frentes populares para organização de diversas ações em defesa da Previdência e do direito à aposentadoria, 22 de março, servidoras e servidores do Instituto Federal, atendendo ao chamado do SINDSIFCE Seção Sindical do SINASEFE, participaram de diversas atividades, tais como: aula pública em Umirim, e protestos em Baturité, Crateús (foto), Vale do Jaguaribe e Fortaleza.

Também em Fortaleza, as servidoras e os servidores do IF estiveram reunidos em Assembleia Geral, na sede da ASSETECE, para debater o impacto da proposta reforma da previdência, feita pelo governo federal, sobre a vida do conjunto dos trabalhadores, de forma geral, e do funcionalismo público, de modo específico.

Leia nota técnica elaborada pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) sobre a PEC 06/2019 e a descontração da Seguridade Social:

INSTRUÇÃO NORMATIVA No 02/2018

Outro ponto importante na pauta dos debates da assembleia foi a Instrução Normativa No. 02/2018 que, conforme destacado pelo Sindicato, confere riscos às servidoras e aos servidores, uma vez que determina: a implementação do ponto eletrônico; a limitação das declarações de comparecimento médico; a adoção do banco de horas; o prejuízo à jornada de 30 horas; e a compensação das horas para que haja liberação para participação em atividades sindicais.

Quanto à IN-2, a assembleia geral aprovou a formação de uma comissão composta por representantes das quatro seções sindicais do SINASEFE no Ceará, além de servidoras e servidores da base do SINDSIFCE. Esse grupo ficará responsável por fazer um estudo com a finalidade de produzir uma contraproposta a ser apresentada à comissão criada para elaborar a minuta para implementação da IN-2 no IFCE e ao Conselho Superior (Consup).

Além de representantes da Diretoria Colegiada do SINDSIFCE e de servidoras e servidores do IFCE, estiveram presentes e participaram dos debates nesta assembleia, docentes do Movimento Organizado de Valorização e Articulação dos Trabalhadores da Educação do IFCE (MOVA-IFCE) e integrantes do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps).
Última atualização: 22/03/2019 às 17:59:01