29/01/2019

Professoras e professores do IFCE repudiam extinção do Departamento de Educação do Campus Fortaleza

Na luta em defesa da democracia e do ensino integrado, professoras e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) publicaram, na última segunda-feira, 28 de janeiro, carta aberta que repudia a extinção, sem diálogo e sem critérios pedagógicos, do Departamento de Educação do Campus Fortaleza. Confira:

Carta aberta em defesa da democracia e do ensino integrado

Nós, docentes do Departamento de Educação (DEDUC) do IFCE Campus de Fortaleza vimos a público manifestar repúdio em relação à decisão apresentada pela Diretoria de Ensino (DIREN) no encerramento do Encontro Pedagógico 2019.1 de extinguir o nosso departamento.

O Encontro Pedagógico se realizou com o compromisso de construir uma identidade formativa no IFCE e fortalecer o Ensino Integrado. Apesar disso, a decisão da DIREN foi de extinguir o DEDUC, o que vai de encontro ao discurso apresentado e ao anseio coletivo, uma vez que esse departamento desempenha papel fundamental na integração do ensino.

Acreditamos que a manutenção do DEDUC seja de extrema relevância para o fortalecimento do ensino integrado que hoje representa a base da formação acadêmica e profissional da Rede Federal de Ensino, sobretudo no contexto de reforma do ensino médio e de reformulação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Também nos posicionamos contrários à forma antidemocrática e desrespeitosa (sem diálogo, sem critérios-pedagógicos) como a DIREN procedeu quanto à extinção do Departamento. Isso revela um modo de administração centralizado e antidemocrático.

Docentes do DEDUC
IFCE – Campus de Fortaleza