23/01/2019

Diretoria do SINDSIFCE e representantes de campi participam de reunião no dia 2/2

Integrantes da Diretoria Colegiada do Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE) e representantes de campi estarão reunidos no próximo dia 2 de fevereiro, a partir das 8h, na sede da seção sindical, em Fortaleza. Em sua primeira atividade conjunta neste novo ano, dirigentes sindicais e representantes terão a oportunidade de debater questões relativas à conjuntura nacional, à especificidade de cada campus, além de planejar ações.

Instrução Normativa Nº2

Dentre os principais pontos a serem debatidos na ocasião, está a Instrução Normativa Nº2, documento que, conforme tem destacado o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), pode vir a ser questionado por ilegalidade e inconstitucionalidade.

Uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), ajuizada no Supremo Tribunal Federal pela Confederação Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Conacate), questiona o artigo 36 da Instrução Normativa, que condiciona a liberação de servidor público para participação em atividades sindicais à compensação das horas não trabalhadas.

Além disso, nossa seção sindical tem alertado servidoras e servidores para o risco de implementação de ponto eletrônico no Instituto, tanto para técnico-administrativo, como para docentes, sem que tenha sido proporcionado, por parte da reitoria, amplo debate com a comunidade.

A comissão formada para cuidar do tema junto à gestão do Instituto tem reunião marcada para o dia 30 de janeiro, às 14h30, no Campus Horizonte. É necessário que estejamos atentos.

Planejamento de ações

A análise sobre as dificuldades aprofundadas frente ao novo governo, a organização de atividades junto a outras entidades, movimentos e coletivos populares, a realização de uma rodada de assembleia nos campi, entre outras ações, devem compor o calendário de ações a serem planejadas durante a reunião de dirigentes e representantes sindicais.

Atividade: Reunião com diretores sindicais e representantes de campi
Quando: Sábado, 2 de fevereiro
Horário: Das 8h às 12h
Local: SINDSIFCE (Rua Aratuba, 1A. Fortaleza-CE)