SINDSIFCE publica nota de solidariedade à comunidade acadêmica da Uece

O Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE) manifesta solidariedade e apoio aos docentes e técnicos do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Conforme destacado na imprensa, o CH da Uece recebeu do Ministério Público Federal, no Ceará, ofício solicitando informações para um Procedimento Preparatório para apurar "supostos atos de violência e intolerância política e religiosa praticados no interior do CH, especialmente no espaço do Curso de Filosofia".

Segundo esclarecimento feito por diversos professores, não há nenhuma prática de intolerância política ou religiosa praticada pelos docentes, muito menos "organização de polícia ideológica", como descreve o ofício do MPF.

As denúncias, improcedentes, foram realizadas com o objetivo de constranger a comunidade acadêmica e intimidar os servidores e grupos que têm procurado debater, na universidade, temas como democracia e fascismo, em ações como aulas públicas e rodas de conversa, neste momento extremamente preocupante da história de nosso País.

Não há cerceamento à liberdade de pensamento ou de expressão - ao contrário do que querem, eles sim, os defensores do projeto "Escola sem Partido", que na verdade representa uma "Escola com Mordaça" ou "Escola com Censura".

O SINDSIFCE presta solidariedade e irrestrito apoio ao professor Ruy Carvalho, coordenador do CH da Uece, e a todos que se veem surpreendidos por tentativas de intimidação e de distorção da realidade.

A Diretoria Colegiada do SINDSIFCE
Última atualização: 30/11/2018 às 09:24:46