25/10/2018

SINDSIFCE publica nota em defesa da democracia e em repúdio às tentativas de intimidação de professoras e professores do Campus Crateús

O Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE) chama a atenção da comunidade e da sociedade em geral para os riscos colocados à democracia, agora também materializados em sucessivas tentativas de intimidação de professoras e professores do Campus Crateús do IFCE.

Em notícias publicadas em sites locais e perfis nas redes sociais têm sido falsamente comunicada a realização de eventos, de cunho eleitoral, nas dependências do Campus Crateús do IFCE, o que caracterizaria crime de acordo com as regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As denúncias veiculadas foram repudiadas inclusive pela Diretoria-geral da unidade que, em nota, negou ter havido em suas dependências a promoção de atividades de caráter eleitoral e defendeu que o diálogo integra as bases da educação e da democracia e que a escola é espaço da liberdade de expressão e da pluralidade de pensamentos.

Para o SINDSIFCE, a falsa comunicação de crime expressa nessas publicações, além de expor e colocar em risco a integridade de professoras e professores do IF, tem um claro objetivo: condenar práticas pedagógicas realizadas com amparo na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e nos princípios presentes na própria Constituição Federal.

O que agora acontece com as professoras e os professores do Campus Crateús do IFCE não é fato isolado, conforme já manifestamos. As tentativas de intimidar, de desestabilizar, de espalhar o medo fazem parte de uma tática perversa e que põe em risco nossa frágil democracia. Em tempos em que o amplo debate está interditado, a exposição de algumas pessoas nas redes sociais visa tornar visível, para o público mais autoritário, quem são aquelas e aqueles que devem ser banidos da Instituição.

As servidoras e os servidores do IFCE não aceitam e não irão aceitar a propagação de mentiras e intimidações. Suas professoras e seus professores continuarão desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e extensão com comunidades e setores historicamente excluídos da sociedade.

O Sindicato defende que faça parte dos objetivos dos Institutos contribuir com a redução das desigualdades regionais, democratizando o acesso ao conhecimento por meio do diálogo com a realidade local e promoção do respeito à diversidade étnica, racial e de gênero. Para tanto, a liberdade de pensamento e a democracia são sagradas para qualquer instituição de ensino.

É o que defendemos.
Última atualização: 25/10/2018 às 18:11:00