28/09/2018

Em Assembleia Geral, servidoras e servidores debateram direitos específicos da categoria e reforçaram a luta contra o fascismo

A luta pela garantia de direitos e contra o fascismo esteve na pauta de debates das servidoras e servidores do IFCE, que estiveram reunidos em Assembleia Geral realizada na tarde desta sexta, 28 de setembro, na sede da ASSETECE. Convocada pelo SINDSIFCE, a atividade contou com dezenas de participantes, entre os quais, Thiago Oliveira, assistente social do Campus Caucaia, e Clóvis Renato advogado do SINTUFCe, que conduziram as discussões em torno do tema da conjuntura nacional, com foco na luta em defesa das 30 horas semanais e contra a implementação do ponto eletrônico.

Pela garantia de direitos

Durante a Assembleia Geral, a categoria debateu a nota técnica elaborada pelo SINASEFE, Sindicato Nacional, sobre a Instrução Normativa nº 02/2018, que trata da jornada de trabalho dos servidores da Administração federal direta, autárquica e fundacional. De acordo com a entidade, uma vez que prevê o não pagamento de horas extraordinárias, o sobreaviso e a compensação de atividades, o documento representa a reforma trabalhista no serviço público.

Ao final, os presentes aprovaram, por unanimidade, a construção de um seminário para debater ponto eletrônico e 30 horas no IFCE, com o objetivo de fortalecer professores e técnico-administrativos. Para construção dessa atividade, foi formada uma comissão composta pelas servidoras: Paula Ferreira, Patrícia Freitas e Quézia Melo.

Na luta contra o fascismo

Ainda durante a atividade, as servidoras e os servidores manifestaram apoio à luta de mulheres e homens contra o fascismo e, mais expressamente, contra o candidato à presidência da república Jair Bolsonaro. Assim, reforçaram o chamado à participação nos atos que acontecerão no Brasil, e em outros países, no próximo sábado, 29 de setembro. Em Fortaleza, a manifestação terá concentração às 15h, na Praia dos Crush (em frente ao Espaço Belchior, Rua dos Pacajús, 123).

Para dar garantias de participação no ato, em especial às mulheres mães, o SINDSIFCE garantirá creche às crianças filhas de servidoras filiadas. Também, como modo de fortalecer a mobilização, o Sindicato confeccionou faixa e fitas de identificação com os dizeres “Mulheres do IFCE: na luta contra o fascismo!”.

Eleição do conselho fiscal

Um novo Conselho Fiscal, conforme previsto no Regimento Interno do Sindicato, foi eleito pelos presentes à Assembleia Geral. Agora, integram o órgão as servidoras Enilce Lima, Lígia Gomes e Quezia Melo, como titulares; e o servidor Glácio Araújo, como suplente. Ao Conselho Fiscal compete a fiscalização da gestão financeira e patrimonial do SINDSIFCE durante um mandado que tem duração de dois anos.
Última atualização: 28/09/2018 às 17:06:51