15/05/2018

Servidores promovem nesta quarta, 16/5, palestra com Marcia Tiburi e ato-show com Claudine Albuquerque. Eventos abertos ao público em geral

A professora de Filosofia, artista visual e escritora Marcia Tiburi vem a Fortaleza quarta-feira, 16/5, para realizar a Palestra "Democracia e Fascismo: Desafios e Perspectivas para o Brasil". O evento é aberto ao público em geral, com entrada franca, e acontece a partir das 18h30, no Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), na Av. Treze de Maio, 2081, Benfica. O debate será seguido por ato-show, às 20h30, com a cantora Claudine Albuquerque e banda, no pátio em frente ao Departamento de Artes (Deartes) do IFCE, também com acesso livre.

A palestra com Marcia Tiburi é fruto de parceria entre o Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE), o Conselho Regional de Serviço Social da 3ª Região/CE (CRESS) e a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce). Na oportunidade, também será realizado o lançamento da IX Marcha dos Servidores Municipais do Ceará, que este ano tem como tema "Em defesa da democracia e dos serviços públicos frente à criminalização dos que lutam". A marcha também contará com participação de servidores do IFCE, unindo trabalhadores e trabalhadoras municipais e federais.

Já o ato-show com a cantora Claudine Albuquerque, um dos grandes nomes da nova cena musical de Fortaleza, é promovido pelo Deartes, em parceria com o SINDSIFCE, dando sequência ao projeto de realizar regularmente atividades do tipo, contribuindo para a integração da comunidade acadêmica e da sociedade de Fortaleza em geral. E ainda lançando importantes reflexões sobre o atual momento dos IFs, além do desafiador contexto social e político de nosso País. O ato-show desta quarta terá início às 20h30, seguindo até 22h.

Marcia Tiburi

Autora de obras como "Como conversar com um fascista" e "Ridículo Político - Uma investigação sobre o risível, a manipulação da imagem e o esteticamente correto", Marcia Tiburi disseca os personagens e as manifestações contemporâneas.

Nos livros, a escritora faz reflexões sobre o cotidiano autoritário brasileiro, com o crescimento do discurso fascista, e expõe a cadeia de fenômenos que, na sua visão, colocam a democracia em risco.

A filósofa tem percorrido o País também criticando os episódios que levaram à retirada de Dilma Rousseff do poder e colocando-se contra os retrocessos promovidos pelo governo Temer. Em suas manifestações, discorre sobre a necessidade de "barrar o ódio disseminado na sociedade", contra as mulheres, os negros e a classe trabalhadora.

Marcia se juntou ainda ao grupo de intelectuais brasileiros que têm repudiado a prisão do ex-presidente Lula, desde o dia 7 de abril, em Curitiba (PR). “A sua prisão vai ser um ato de violência radical à Constituição e ao sentido do Direito e da Justiça. Vamos pensar na presunção de inocência, porque hoje é Lula e amanhã pode ser você”, disse ela em ato em São Bernardo do Campo na véspera da detenção do petista.

Serviço:
Palestra "Democracia e Fascismo: Desafios e Perspectivas para o Brasil", com Marcia Tiburi. Quando: quarta-feira, 16/5, às 18h30.
Onde: Auditório do IFCE (Av. Treze de Maio, 2081, Benfica - Fortaleza).
Aberto ao público em geral, com entrada franca.
Realização: SINDSIFCE, Fetamnce e Cress.

Também no IFCE Campus Fortaleza, em frente à Casa de Artes, das 20h30 às 22h, acontece ato-show com a cantora Claudine Albuquerque e banda. Também com acesso livre.
Última atualização: 15/05/2018 às 10:47:37