10/05/2018

Adiamento - Assembleia Geral de servidoras e servidores do IFCE acontece em nova data, desta vez, 18/5, a partir das 16h, em Fortaleza

O Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE) comunica às pessoas filiadas sobre o adiamento da Assembleia Geral, antes convocada para esta sexta-feira, 11 de maio. Com a mudança, que se deu em decorrência da impossibilidade de liberação de espaço pela direção do Campus Fortaleza, a atividade deve acontecer em nova data, desta vez, 18 de maio, a partir das 16h, em local a ser confirmado.

O debate da atual conjuntura de ataques do governo contra as servidoras e os servidores públicos federais, com destaque para a proposta de “reestruturação” dos Institutos Federais, apresentada pelo Ministério da Educação, além da escolha do novo Conselho Fiscal para acompanhamento das finanças do Sindicato, serão temas debatidos durante a Assembleia Geral que acontece em nova data. O edital de convocação será publicado em breve.

Reestruturação dos IFs

A participação de servidoras e servidores é essencial na assembleia, diante da gravidade da pauta sobre a reestruturação, com a possibilidade concreta de fechamento de diversas unidades de Institutos Federais em todo o País. Um movimento já foi iniciado pelo governo, tendo levado ao fechamento do IF Sobradinho, no Distrito Federal.

Além das informações passadas a reitores de IFs de todo o País em reunião no MEC, que resultaram em um documento dos gestores contra a proposta de "reestruturação", essa possível "reorganização" dos IFs se torna ainda mais preocupante diante da realidade de outras empresas públicas, como os Correios, que estão tendo centenas de agências em anunciado processo de fechamento.

Outro fator a reforçar o clima de apreensão no funcionalismo federal como um todo é o propósito já anunciado pelo governo de privatizar dezenas de estatais, entre elas a Eletrobras.

Outros pontos para o debate sobre conjuntura são o avanço do conservadorismo no País, o aprofundamento do golpe com a revogação de direitos individuais e coletivos, o assassinato de Marielle Franco, a prisão de Lula e a crescente escalada do Judiciário sobre decisões de caráter político, indo muito além do papel de interpretar as leis, passando a legislar de forma disfarçada, influenciando diretamente na falência do Estado democrático de Direito.

Informativo especial

Nas reuniões e assembleias que vêm sendo realizadas nos campi do Instituto tem sido distribuída a última edição do Informativo SINDSIFCE, especial sobre a “reestruturação”.

Trata-se de um material detalhando, em quatro páginas, contendo vários pontos sobre essa proposta, analisando seus riscos e apontando necessidade de reforço na mobilização e na luta, para evitar fechamento de unidades de IFs, inclusive do IFCE.

O Informativo já está disponível online em www.sindsifce.com.br. Solicite exemplares impressos para seu campus pelo e-mail sindsifce@hotmail.com ou diretamente, na Assembleia Geral que será realizada sexta-feira, 18 de maio.

Acompanhe as notícias e fortaleça as ações.
Última atualização: 16/05/2018 às 16:30:26