07/05/2018

Servidoras e servidores do IFCE se reúnem em Assembleia Geral sexta, 11/5, 16h, para debater conjuntura e eleger Conselho Fiscal

Servidoras e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) voltam a se reunir em Assembleia Geral nesta sexta-feira, 11/5, às 16h, no Campus Fortaleza, Portaria do Aluno (Av. 13 de Maio, 2081), para debater a atual conjuntura de ataques do governo contra os servidores e os Institutos Federais, com destaque para a proposta de "reestruturação" dos Institutos, apresentada pelo Ministério da Educação.

Durante a Assembleia também serão eleitos os integrantes para o novo Conselho Fiscal do Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE), que atuarão na fiscalização e no acompanhamento das finanças da nova gestão da entidade, definida com a eleição da chapa "Resistir sem Temer".

Reestruturação dos IFs

A participação de servidoras e servidores é essencial na assembleia, diante da gravidade da pauta sobre a reestruturação, com a possibilidade concreta de fechamento de diversas unidades de Institutos Federais em todo o País. Um movimento já foi iniciado pelo governo, tendo levado ao fechamento do IF Sobradinho, no Distrito Federal.

Além das informações passadas a reitores de IFs de todo o País em reunião no MEC, que resultaram em um documento dos gestores contra a proposta de "reestruturação", essa possível "reorganização" dos IFs se torna ainda mais preocupante diante da realidade de outras empresas públicas, como os Correios, que estão tendo centenas de agências em anunciado processo de fechamento.

Outro fator a reforçar o clima de apreensão no funcionalismo federal como um todo é o propósito já anunciado pelo governo de privatizar dezenas de estatais, entre elas a Eletrobras.

Outros pontos para o debate sobre conjuntura são o avanço do conservadorismo no País, o aprofundamento do golpe com a revogação de direitos individuais e coletivos, o assassinato de Marielle Franco, a prisão de Lula e a crescente escalada do Judiciário sobre decisões de caráter político, indo muito além do papel de interpretar as leis, passando a legislar de forma disfarçada, influenciando diretamente na falência do Estado democrático de Direito.

Informativo especial

Na Assembleia Geral desta sexta-feira, será distribuída a última edição do Informativo SINDSIFCE, especial sobre a "reestruturação".

Trata-se de um material detalhando, em quatro páginas, contendo vários pontos sobre essa proposta, analisando seus riscos e apontando necessidade de reforço na mobilização e na luta, para evitar fechamento de unidades de IFs, inclusive do IFCE.

O Informativo foi recentemente elogiado no CONSINASEFE, congresso de nosso Sindicato nacional, realizado em Brasília, no final de semana que antecedeu o 1o. de Maio, seguindo durante o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora.

O Informativo já está disponível online em www.sindsifce.com.br. Solicite exemplares impressos para seu campus pelo e-mail sindsifce@hotmail.com ou diretamente na Assembleia Geral desta sexta-feira, 11/5.

Ajuda de custo

Como é de praxe, o SINDSIFCE oferece ajuda de custo para viabilizar a participação do maior número de servidoras e servidores na Assembleia Geral. Acesse o formulário de solicitação, ao final desta matéria, contendo as principais orientações.

Assembleia Geral

Participe da Assembleia Geral de servidoras e servidores do IFCE, que acontece nesta sexta, 11/5, às 16h, no Campus Fortaleza (Portaria do Aluno).

Pauta:
1. Informes;