Facebook Youtube RSS
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Notícias

  27/01/2018 

Ponto a ponto: Servidoras e servidores do IFCE estiveram reunidos em sua primeira Assembleia Geral de 2018. Saiba como foi

As servidoras e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) estiveram reunidos em Assembleia Geral realizada na última sexta-feira, 26 de janeiro, na sede da Associação dos Servidores da Escola Técnica (ASSETECE), para debater e deliberar sobre pauta publicada pelo SINDSIFCE - Seção Sindical. A conjuntura política, a escolha de representantes para evento nacional, as eleições sindicais e a política de formação estiveram entre os principais temas trabalhados. Confira ponto a ponto:

 
Análise de Conjuntura
 
A convite do SINDSIFCE, a socióloga e militante do PSOL, Nericilda Rocha, apresentou um panorama da conjuntura política no país, apontando como principal tarefa da classe trabalhadora e suas entidades, a defesa das liberdades democráticas e contra a reforma da Previdência. “Estamos perdendo o que conseguimos em décadas de luta. Precisamos que os movimentos sociais se levantem com tudo”, ressaltou. Após o debate, os presentes aprovaram a elaboração e publicação de uma nota sobre essa temática. A proposta será elaborada pela servidora Rozana Lemos e pelo servidor George Bezerra.
 
Eleições Sindicais (biênio 2018-2010) / Comissão Eleitoral
 
A atual gestão do SINDSIFCE, Fortalecendo a Luta dos Trabalhadorxs, tomou posse em Assembleia Geral realizada no dia 27 de abril de 2016. Pensando na importância de garantir o encerramento do biênio dentro do prazo previsto, a Diretoria Colegiada apontou a necessidade de definição da comissão eleitoral que ficará responsável por organizar todo processo referente às Eleições Sindicais (biênio 2018-2020). Nesse sentido, foram aprovados os seguintes nomes a compor a comissão: Jorge Henrique, Ligia Gomes e Marcelo Marques (titulares); e Elizabeth de Souza (suplente).
 
I Encontro de Mulheres do SINASEFE (23 a 25/3, em Brasília-DF)
 
A convidada para debater o tema das mulheres neste ponto foi a servidora Raquel Andrade, que deu início à sua fala ressaltando que, no Ceará, no ano de 2017, houve aumento de 71% no número de morte de mulheres. Também foram relatados casos de assédio, de estupro e outras violências contra as mulheres. Também o tema da mulher negra, das mulheres lésbicas e bissexuais, e das mulheres transsexuais esteve em pauta durante o debate com a base. Encerrado esse momento, foram aprovados os seguintes nomes para participação no Encontro: Amanda Coelho, Elizabeth de Souza, Fernanda Maria, Jenniffer Karolinny, Lídia Farias, Ligia Gomes, Rayça Cavalcante e Rozana Lemos. Além dessas, participarão também, Bárbara Diniz e Germana Vieira, como representantes da Diretoria Colegiada.
 
Política de Formação Sindical
 
Por fim, o Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (IBEPS), por meio da representante Ohana Alencar, apresentou proposta de plano de formação política para as servidoras e servidores do IFCE. A proposta foi debatida e encaminhada para votação, tendo sido aprovado um pacote que inclui a realização de uma pesquisa e quatro cursos de formação. Em breve, Sindicato e Instituto deverão elaborar o tipo de pesquisa e os cursos a serem ofertados. Servidoras e servidores filiados que tiverem sugestões de temas podem e devem contribuir.
 
Outros
 
Encerrada a Assembleia Geral, a Diretoria Colegiada do SINDSIFCE coloca-se à disposição de sua base para ajudar a encaminhar ações ou prestar eventuais esclarecimentos. Assembleias locais e outras atividades que contarão com a presença de representantes sindicais estão previstas para o próximo período. Fique atento às convocações, participe e fortaleça a luta em defesa dos nossos direitos.
Última atualização: 27/01/2018 às 13:25:21
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

FONES  (85)  3223-6370 / 99858-0145 FAX  (85)  3281-0209 sindsifce@hotmail.com
SINDSIFCE - Sindicato dos Servidores do IFCE
Rua Aratuba, Nº01-A, Benfica - Fortaleza - Ceará
CEP 60040-540  /  CNPJ 23.563.257/0001-57
desenvolvimento www.igenio.com.br