12/12/2017

Reforma da Previdência preocupa servidores. Nova assembleia geral acontece segunda, 18 de dezembro, às 16h

Preocupados com a possibilidade de votação da reforma da Previdência na próxima segunda-feira, 18 de dezembro, os servidores e as servidoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) voltarão a se reunir em assembleia geral convocada para as 16h, no Campus Fortaleza (Portaria do Aluno). Conforme edital publicado pelo SINDSIFCE Seção Sindical, o debate sobre a conjuntura nacional e a construção de um calendário de ações contra o projeto que ameaça por fim à aposentadoria estão entre os principais pontos de pauta.

Mesmo enfrentando grande impopularidade, o governo Temer tenta dar seguimento à aprovação de uma série de projetos que sucateiam os serviços públicos e precarizam, ainda mais, as condições de vida dos trabalhadores e de pessoas desempregadas. A reforma da Previdência, a exemplo, se aprovada, dificulta as condições de aposentadoria, por meio do aumento da idade mínima (65 anos para homens, e 62 anos para mulheres) e do tempo mínimo de contribuição para os servidores públicos (para 25 anos).

Sem votos suficientes para aprovar a reforma no Congresso Nacional, deputados e senadores chegaram a aprovar projeto de lei que autoriza o repasse de R$ 99 milhões para publicidade sobre o tema. Depois de recuar em votação prevista para o dia 6 de dezembro, agora, o líder do governo na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro, afirmou que a reforma da Previdência deverá ser colocada em votação no dia 18 de dezembro e, caso aprovada em primeiro turno, poderá seguir para votação em segundo turno ainda antes do recesso parlamentar, que se inicia em 23 de dezembro.

Se colocar para votar, o Brasil vai parar

Mesmo com o recuo de importantes centrais sindicais diante da tarefa de construir a Greve Nacional de 5 de dezembro, a juventude e os trabalhadores de diversas categorias garantiram a construção de um grande dia de mobilizações em diversas regiões do país. Passada essa data, centrais sindicais (entre elas, CUT, CSP Conlutas, Intersindical e CTB) têm apontado para a necessidade de construção de um plano de lutas e de uma nova greve geral. Ainda na perspectiva de fortalecimento das ações contra a reforma da Previdência, tem se construído uma jornada de lutas sob o tema “se colocar para votar, o Brasil vai parar”. A realização de plenárias estaduais, assembleias de trabalhadores, protestos em aeroportos e manifestações de movimentos sociais também está prevista.

A luta continua no IFCE

Os servidores e as servidoras do IFCE têm participado ativamente das lutas contra a reforma da Previdência e demais ataques do governo Temer à população brasileira. Um destaque da importância dessa participação se deu durante a Greve Nacional de 5 de dezembro, quando os servidores garantiram a realização de ações em diversas regiões do estado. Agora, novamente é hora de se reunir para pensar nos próximos passos. A assembleia geral acontece segunda-feira, 18 de dezembro, às 16h, no IFCE Campus Fortaleza (Portaria do Aluno). Acompanhe e participe.

Assembleia Geral
Segunda-feira, 18 de dezembro, às 16h.
IFCE Campus Fortaleza (Portaria do Aluno)

Pauta:
1. Informes;