08/12/2017

SINDSIFCE publica nota de pesar pelo falecimento de Francis Vale, cineasta, escritor, compositor e militante contra a ditadura e o governo Temer

O Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE) manifesta profundo pesar pelo falecimento de Francis Vale, cineasta, escritor, compositor e militante contra a ditadura e o governo Temer.

Francis Vale sempre fez da arte caminho para buscar a conscientização popular e a transformação social. Militou em partidos e organizações perserguidas durante a ditadura cívico-militar isntalada no Brasil a partir de 1964 e seguiu na resistência nos 21 longos anos do regime de assassinatos, tortura, desaparecimentos e outras arbitrariedades cometidas institucionalmente pelo Estado brasileiro.

Com a redemocratização do País, Francis Vale, encantado pelo Cinema Novo e pelos ideias estéticos e éticos, libertários e provocadores de nomes como Glauber Rocha e Nelson Pereira dos Santos, seguiu trabalhando pelo acesso popular à cultura e à arte e pelo desenvolvimento do audiovisual cearense.

Também pela democratização da comunicação e do acesso popular à produção de autores e cineastas de compromisso com questionamentos sobre a realidade social do Ceará e do Brasil.

Ajudou a criar o festival que originaria o Cine Ceará, criou o Festival de Cinbema de Canoa Quebrada e idealizou e produziu seis edições do Festival de Jericoacoara Cinema Digital, levando filmes para as crianças e a comunidade da pequena vila em geral, em plena baixa temporada, proporcionando a muitos garotos e idosos o primeiro contato com o cinema.

Lançou o disco "Liberado", ao lado do compositor, poeta e artista visual Alano Freitas, e o livro "Cinema Cearense: Algumas Histórias", em que contava sua visão de bastidores da cena audiovisual cearense, com direito a muitas polêmicas e críticas aos que considerava pretensos "donos da cultura" local. Sem papas na língua.

Francis também produziu o Cineclube Avenida, que durante a década de 2010 exibiu semanalmente clássicos do cinema brasileiro e produções independentes, no Shopping Avenida, em projeções seguidas de debates.

Mais recentemente, lançou o documentário "Dom Fragoso", homenagem ao religioso que também personificou a resistência contra a ditadura militar, e "Trem da Alegria - Arte, Ofício e Futebol", filme sobre o mítico time formado pelo então jogador profssional Afonsinho, primeiro atleta do futebol brasileiro a obter na Justiça o passe livre. O filme foi exibido no Cineteatro São Luiz e no Centro Cultural Banco do Nordeste.

Francis seguiu na militância política denunciando as mazelas do governo Temer e seus inúmeros ataques À cultura, à educação, aos direitos sociais do povo brasileiro. O SINDSIFCE presta esta pequena homenagem a este grande lutador.

Última atualização: 08/12/2017 às 18:55:56