Facebook Youtube RSS
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Notícias

  23/11/2017 

SINDSIFCE repudia invasão de Centro Acadêmico no IFCE Baturité e desrespeito à comunidade acadêmica

O Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE) manifesta profundo repúdio pela invasão à sala dos Centros Acadêmicos dos cursos de Letras, Gastronomia e Hotelaria, do Campus Baturité do IFCE, realizada pelo vereador Josivan dos Santos Pereira, conhecido por "Bambam", na última sexta-feira, 17/11, por volta das 11h30 da manhã.
 
O Sindicato repudia igualmente a tentativa realizada pelo parlamentar de propagar mentiras a respeito da comunidade acadêmica do IFCE, chamando "vagabundos", no plenário da Câmara Municipal de Baturité, todos os que atuam na instituição - professores, técnicos e estudantes. Afirmando que o que se faz no Campus é "vagabundagem".
 
Tal ato não condiz com a mínima razoabilidade que se espera de um representante eleito pela sociedade e deveria ensejar imediata reação do Legislativo municipal, para que fossem tomadas as devidas providências legais, inclusive quanto ao questionamento da própria continuidade do mandato, por explícita, comprovada e voluntária quebra de decoro parlamentar. 
 
A imunidade a que fazem jus os parlamentares é fundamentada na defesa da democracia e da livre expressão, mas não alcança nem pode acobertar tamanha e tão grave ofensa a tantas pessoas - toda uma comunidade acadêmica, que trabalha duro no dia a dia para fazer o melhor pelos estudantes, pelo Município, pela educação.
 
Com efeito, como reação imediata à ação desproporcional e injusta do referido parlamentar, a comunidade acadêmica do Campus Baturité do IFCE iniciou uma campanha de conscientização da opinião pública e de defesa da imagem e da honra de todos os que fazem a instituição. "Estudo no IFCE e não sou vagabundo", "Leciono no IFCE e não sou vagabundo", "Trabalho no IFCE e não sou vagabundo", "Sou pai/mãe de aluno do IFCE e não sou vagabundo(a)" são os motes da campanha, que vem ganhando forte adesão nas redes sociais. 
 
A campanha foi um dos encaminhamentos definidos em reunião realizada nesta quarta-feira, 22/11, no Campus, com o Conselho de Representantes de Turmas, contando com a presença de representantes do Conselho Tutelar e de outros dois vereadores de Baturité: Marcos Reis e Clarissa Calado. Além de representantes da comunidade. Na ocasião, também se definiu que esses vereadores solicitarão na Câmara Municipal de Baturité espaço para que a direção do IFCE local possa mais uma vez falar sobre as atividades realizadas pelo Campus e sobre sua importância para a educação e o desenvolvimento da cidade, da região e do Estado.
 
Cumpre esclarecer que, como destaca a Direção de Ensino do Campus Baturité, em nenhum momento o vereador foi impedido de ter acesso ao campus ou convidado a se retirar do mesmo. O único pedido feito pela representação da direção ao parlamentar foi para que não fossem feitas fotografias da sala dos Centros Acadêmicos, uma vez que nenhum estudante estava no local, no momento, para autorizar ou não a produção de fotos. 
 
Longe de ser expulso ou mal recebido, o vereador foi convidado a conhecer todos os espaços do campus, como as salas de aula, pátios, copa (onde tomou café), com total autorização para fotografar o que desejasse. 
 
O SINDSIFCE lamenta pelo caso e repudia práticas como as realizadas pelo citado vereador. O Sindicato reafirma o direito de todos os servidores a serem tratados com respeito e dignidade, o que não combina com xingamentos, generalizações e acusações completamente infundadas, como as dirigidas pelo parlamentar a toda a comunidade acadêmica. O SINDSIFCE diz não a qualquer tentativa de patrulhar e limitar a atividade educacional, como a ação dos defensores do chamado "Escola sem Partido", projeto já derrotado em votação na Câmara Municipal de Baturité, em uma vitória do bom senso, da educação, da sociedade. 
 
 O Sindicato também cobra da Reitoria do IFCE ações mais efetivas na defesa da instituição e de seus integrantes, para que toda uma comunidade acadêmica não aceite de forma silente ser chamada de "vagabunda", por quem quer que seja. Que haja sempre respeito aos professores, técnicos, estudantes, pais e demais familiares. Em defesa da educação!
 
A Diretoria Colegiada do SINDSIFCE
Última atualização: 23/11/2017 às 14:47:11
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

FONES  (85)  3223-6370 / 99858-0145 FAX  (85)  3281-0209 sindsifce@hotmail.com
SINDSIFCE - Sindicato dos Servidores do IFCE
Rua Aratuba, Nº01-A, Benfica - Fortaleza - Ceará
CEP 60040-540  /  CNPJ 23.563.257/0001-57
desenvolvimento www.igenio.com.br