Facebook Youtube RSS
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Notícias

  22/11/2017 

SINDSIFCE publica nota de apoio aos trabalhadores em greve na UFC e na Unilab

SINDSIFCE publica nota de apoio aos trabalhadores em greve na UFC e na Unilab

O Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE) manifesta publicamente seu apoio e sua solidariedade aos trabalhadores e às trabalhadoras em greve na Universidade Federal do Ceará (UFC) e na Universidade Internacional da Integração da Lusofonia Afrobrasileira (Unilab), diante dos inúmeros ataques do Governo Federal a essas instituições, a seus servidores, à comunidade acadêmica como um todo e à educação pública, direito constitucional que segue demandando luta para se fazer cumprir.

Os trabalhadores técnico-administrativos da UFC e da Unilab estão em greve, fortalecendo movimento nacional dos trabalhadores e chamando atenção da sociedade para a situação das universidades públicas brasileiras como um todo. Os ataques e desafios enfrentados são bem semelhantes aos vivenciados pelos Institutos Federais, como o IFCE: cortes de verbas, contingenciamento de recursos, paralisação de atividades e incerteza quanto à continuidade de outras.

Entre outros pontos importantes que tornam a greve urgente e imprescindível estão os ataques do governo a direitos históricos dos trabalhadores, inclusive daqueles das universidades federais, como Programa de Demissão Voluntária (PDV) para servidor  público; aumento da contribuição previdenciária, de 11% para 14%; adiamento de reajuste salarial para 2019, corroendo o poder de compra e a qualidade de vida dos servidores.

São ataques que se baseiam em uma tentativa cínica e capciosa de ludibriar o senso comum e colocar o servidor público como culpado pela crise. Como se fosse detentor de "privilégios" e, por isso, precisasse ser escolhido como bode expiatório, passando a pagar a conta do descalabro da política econômica de um governo que corta direitos e mais direitos do povo brasileiro, com espantosa velocidade, ao mesmo tempo em que se esmera em oferecer favores, cargos e dinheiro aos setores mais poderosos da sociedade, em uma tentativa desesperada de permanecer no poder.

Claros exemplos dessa triste realidade foram verificados quando das duas votações, pelo Congresso Nacional, de autorização para que Temer fosse investigado por fortes e contundentes denúncias. Em ambos os casos, o "presidente" se safou da Justiça, ao menos momentaneamente, mas o fez ao custo de mais e mais recursos da população brasileira, que deixam de ir para direitos sociais e passam direto para o bolso da elite financeira nacional e internacional.

Agora, mais uma vez para pagar a conta da sobrevida de seu governo agonizante, Temer afia a lâmina para tentar impor mais uma "reforma", que na verdade representa o fim da Previdência Social e do direito à aposentadoria. Tudo embalado por uma milionária campanha publicitária, que já está no ar para tentar o impossível: convencer os brasileiros de que será bom para eles perder direitos tão duramente conquistados, ao longo de toda a vida de trabalho.

O SINDSIFCE ressalta a importância da unidade na luta, de todos os servidores públicos e da população em geral, em defesa dos direitos sociais e contra as tentativas de Temer de desmonte do serviços e direitos sociais. Força, companheiros e companheiras! Firmes na luta! Contem sempre com o SINDSIFCE.

 

A Diretoria Colegiada do SINDSIFCE

Última atualização: 23/11/2017 às 10:40:38
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

FONES  (85)  3223-6370 / 99858-0145 FAX  (85)  3281-0209 sindsifce@hotmail.com
SINDSIFCE - Sindicato dos Servidores do IFCE
Rua Aratuba, Nº01-A, Benfica - Fortaleza - Ceará
CEP 60040-540  /  CNPJ 23.563.257/0001-57
desenvolvimento www.igenio.com.br