28/10/2017

28 de outubro, Dia do Servidor Público: SINDSIFCE na luta em defesa da educação, contra o desmonte do Estado brasileiro

Neste 28 de outubro, Dia do Servidor Púbico, o Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE) destaca a atual luta desses trabalhadores e trabalhadoras contra ataques em número e intensidade inéditos. Os servidores e as servidoras estão sofrendo as maiores investidas de toda a história contra seus direitos mais básicos, como a própria condição de trabalhador do setor público (com ameaças de avaliação arbitrária, teto salarial para novos concursados e com um Programa de Demissão Voluntária já em vigência).

A educação também é alvo de fortes ataques, com o congelamento dos investimentos do governo por nada menos do que 20 anos, extensivo a todas as áreas do setor público. A medida, aprovada pelo desgoverno Temer apesar de protestos em todo o Brasil, é inédita e extremamente injusta, penalizando principalmente quem mais precisa do Poder Público: o cidadão e a cidadã de menor poder aquisitivo.

A precarização da educação pública já se faz sentir nos Institutos Federais e universidades, com cortes de orçamento, contingenciamento, demissões de servidores terceirizados, paralisação de visitas técnicas, falta de insumos básicos para pesquisa e até de alimentação e assistência estudantil, ameaçando de fechamento diversos campi. Além do ataque aos auxílios que são essenciais para os servidores, no âmbito do IFCE e dos demais institutos federais.

Esse processo de desmonte e precarização avança em todas as áreas do Estado brasileiro, com o indisfarçável objetivo de pagar à elite financeira nacional e internacional a conta do golpe que levou Michel Temer ao poder e promoveu um extermínio de direitos dos servidores públicos e dos trabalhadores em geral, em velocidade e escala jamais vistas. Além do congelamento de investimentos sociais, o atual desgoverno conseguiu, com apoio de um Congresso Nacional marcado por cinismo, descrédito, corrupção e falta de qualquer compromisso com o povo brasileiro, retirar os direitos trabalhistas, liberar a terceirização para todas as áreas, entregar os lucros do pré-sal para grandes multinacionais e não para a educação, inviabilizando o Plano Nacional de Educação (PNE), que levou anos para ser aprovado.

Agora, após ter voltado a comprar votos, para sobreviver a mais uma denúncia, Temer e seus ministros voltam a apontar a mira para os direitos previdenciários e de seguridade social, pretendendo nada menos que o fim da aposentadoria no Brasil. Este 28 de outubro, Dia do Servidor Público, é dia de reforçar a luta contra a "reforma" e em defesa do direito à aposentadoria e à seguridade, pelas quais os cidadãos e as cidadãs brasileiras pagam todos os dias, com seus impostos e contribuições, na esperança de contar com a devida resposta do Estado ao se aposentar ou quando da necessidade de proteção social em caso de acidentes ou incapacidade para o trabalho.

Os servidores públicos chegam a este dia pressionados e indignados diante de tantos ataques, mas também unidos na certeza de que somente a luta e a ampla mobilização social são capazes de virar esse jogo. Os servidores do IFCE estão firmes na luta e contam com o SINDSIFCE na organização, articulação e no reforço a essa manifestação, nas redes e nas ruas, nas assembleias gerais e nos campi nas diversas regiões do Estado, nos atos públicos e debates, na imprensa e no diálogo com a comunidade, nas caminhadas e paralisações. É preciso estar atento e forte! Na luta em defesa dos servidores e dos serviços públicos, conte sempre com o SINDSIFCE!
Última atualização: 28/10/2017 às 01:20:21