09/10/2017

Prorrogadas, inscrições para participar do grupo de estudos sobre ascensão e crise do Lulismo seguem até o dia 18 de outubro

Foram prorrogadas, e seguem até as 18h do dia 18 de outubro, as inscrições para participar do grupo de estudos “Lulismo: ascensão e crise”, organizado pelo Coletivo Centelha (Centro de Estudos Políticos e Sociais), em parceria com o IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) e apoio do SINDSIFCE (Sindicato dos Servidores do IFCE). Pessoas interessadas devem solicitar inscrição, de forma gratuita, pelo e-mail centelhacoletivo@gmail.com

O primeiro encontro do grupo aconteceu no dia 5 de outubro, tendo contado com boa participação. Além deste, o projeto de extensão objetiva a promoção de outros seis encontros para leitura e discussão de obras que permitam o aprofundamento crítico sobre os significados e dimensões do Lulismo, fenômeno político ocorrido no Brasil em torno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, compreendendo, entre outras características e desdobramentos, os últimos governos do PT (Partido dos Trabalhadores), de Lula (2013-2010) até Dilma Rousseff (2011-2016).

Os encontros acontecem às quintas-feiras, das 18h30 às 21h, na quadra da FACED/UFC (Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará) – Sala 1 do NUPER (Núcleo de Pesquisas e Estudos Regionais), localizado à Rua Marechal Deodoro, 750, Benfica, Fortaleza-CE. O roteiro referente a cada um dos encontros e parte das obras listadas encontram-se disponíveis para download (clique aqui). A participação no grupo confere certificação.

1º Encontro – 05/10
2º Encontro – 19/10
3º Encontro – 26/10
4º Encontro – 09/11
5º Encontro – 23/11
6º Encontro – 07/12
7º Encontro – 14/12

Importância acadêmica e política

A partir de um olhar crítico sobre a experiência do Lulismo, a proposta de estudos feita pelo Coletivo Centelha está intrinsicamente conectada à atual conjuntura política brasileira, especialmente diante do golpe parlamentar sofrido em 2016 e da consequente retomada da agenda neoliberal em seu sentido mais radical pelo governo ilegítimo de Temer.

Com isso, o grupo espera colaborar com a construção e a renovação do pensamento crítico no campo da esquerda, por meio da discussão coletiva e plural.

Download – Confira a ementa completa do grupo de estudos “Lulismo: ascensão e crise”.

Fotos do encontro realizado no dia 5 de outubro:

Última atualização: 09/10/2017 às 10:30:13